Notícias

Petrolina: a luz está vermelha e não amarela! Miguel Coelho erra mais uma vez

Na tarde dessa segunda-feira, 22, o prefeito Miguel Coelho afirmou que não pretende, neste momento, adotar novas medidas de restrição. Mas, se a ocupação nas UTI ultrapassar o percentual de 85%, a Prefeitura de Petrolina poderá decretar isolamento gradual de atividades.

Não é de agora que estamos falando que Petrolina  estava  com transmissão comunitária e que  virou um centro de disseminação regional do vírus. Sendo uma cidade que recebe pessoas vindo de todas as partes do País, o controle se tornou missão dificílima para as autoridades sanitárias do município.

Sem ter feito barreiras sanitárias nas entradas e saídas do município, Petrolina colhe os resultados de um planejamento que não foi colocado em prática logo no inicio da Pandemia. Nesse momento  um grave problema se instalou na cidade: a taxa de contaminação nos bairros periféricos cresceu assustadoramente. Bairros como João de Deus, São Gonçalo, José e Maria, Dom Avelar  e Jardim Petrópolis estão descobertos sem atendimentos e acompanhamentos dos casos suspeitos da Covid-19.

Na tarde dessa segunda-feira, 22, o prefeito Miguel Coelho afirmou que não pretende, neste momento, adotar novas medidas de restrição. Mas, se a ocupação nas UTI ultrapassar o percentual de 85%, a Prefeitura de Petrolina poderá decretar isolamento gradual de atividades.

Segundo o prefeito, “A luz amarela ligou”. Porém, a luz que está ligada há muito tempo é a vermelha!  A cidade sertaneja atingiu 73% de ocupação dos leitos para o tratamento de casos mais graves, indicando o risco para o atendimento na rede de saúde. A luz está vermelha e não amarela! Miguel Coelho erra mais uma vez.

“Venho mais uma vez pedir para todos tomarem as medidas de cuidado. Não queremos tomar nenhuma medida mais drástica ou restritiva, mas para vencer essa pandemia precisamos da união e solidariedade de todos”, clamou Miguel Coelho.

O  mesmo discurso e as mesmas ações. Nada mudou.

O comitê de combate ao coronavírus irá se reunir com o prefeito nesta terça (23) para apresentar novos números da evolução da pandemia. Além disso, o gestor sertanejo informou que pretende discutir ações conjuntas com outras cidades e o Governo do Estado para conscientização, fiscalização em pontos de grande movimentação urbana, além do reforço na saúde.

Hoje, o novo coronavírus já está em todos os bairros da cidade, nos Distritos, nos projetos e assentamentos. Algumas dessas áreas , aliás, já registram transmissão comunitária  há muito tempo e viraram  centro de disseminação regional do vírus.

A cidade tem  5 entradas e saídas, sendo a sexta no aeroporto, porém, em nenhuma delas foram feitas barreiras sanitárias. Quem vem de Sobradinho na Bahia, pode desviar o caminho e entrar pela estrada da Tapera que tem sido uma das portas de entrada para o vírus. Quem está vindo de Casa Nova entra pela estrada do Aeroporto, porém, antes passa por diversos projetos e assentamentos.

Os quem vem de Afrânio e Dormentes, entram por Rajada, e do Distrito até o Centro da cidade existem diversos povoados e assentamentos. Do mesmo modo os que entram por Izacolandia. Desse distrito até o Centro da cidade, é onde se concentra o maior número de povoados, assentamentos e vilas do projeto Senador Nilo Coelho.

A ponte presidente Dutra é outra grande entrada e saída. Porém, essa seria a mais fácil de se fazer o controle sanitário. Pelo Aeroporto também seria fácil montar uma barreira sanitária. Essas são algumas recomendações que foram elencadas em diversos encontros, mas que não foram postas em prática  pela prefeitura de Petrolina. E hoje, a cidade está com transmissão comunitária e virou um centro de disseminação regional do vírus.

Petrolina: a luz está vermelha e não amarela! Miguel Coelho erra mais uma vez.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar