Notícias

72º BIMtz realizará evento em comemoração ao Dia da Infantaria nesta quinta-feira,23

A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte

Nesta quinta-feira, 23 de maio, será realizada no  72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTZ), em Petrolina, a formatura em comemoração ao Dia da Infantaria, a Rainha das Armas. A solenidade contará com a presença dos familiares dos soldados, de autoridades e de militares da região. A comemoração está prevista para acontecer a partir das 19h, na sede do Batalhão do Exército, na Avenida Cardoso de Sá, bairro Vila Eduardo.

A Arma de Infantaria

O Dia da Infantaria é comemorado em 24 de maio porque foi nesta data, no ano de 1810, que nasceu o Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma. Sampaio se alistou no então 22º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, quando tinha 20 anos. Ao longo de sua carreira militar, atuou em diversas campanhas, como as de Cabanagem (1836), Balaiada (1838), Guerra dos Farrapos (1884-1885), Praieira (1849-1850), Combate a Oribe (1851), Combate a Monte Caseros (1852) e Tomada do Paissandu (1864).

Faleceu no dia 6 de julho de 1866, após ser ferido na Batalha de Tuiuti, durante a Campanha da Tríplice Aliança, no Paraguai. Na ocasião, ele estava à frente da 3ª Divisão Imperial, a Divisão Encouraçada. Os exemplos de coragem, de liderança e de ação de Comando do Brigadeiro Sampaio foram considerados decisivos, eternizando-o como o “bravo dos bravos” de Tuiuti.

A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. A Infantaria poderá ter especializações das mais diversas: motorizada, blindada, Paraquedista, leve, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas e de polícia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar