Notícias

A dor das sementeiras ao assinarem seus avisos de demissão

Tem sido doloroso ir ao Petrape (Entidade que cuida das creches do Nova Semente)  em Petrolina,  e acompanhar a peregrinação de um batalhão  de mulheres que durante anos fizeram parte do mais importante programa da gestão Julio Lóssio. Agora essas mulheres, são desempregadas apenas cumprindo aviso prévio.   

Entenda a situação:

O programa Nova Semente nasceu com o intuito de diminuir o numero de crianças fora da creche. Pais, bem como  os responsáveis por crianças em Petrolina, sempre tiveram dificuldades em conseguir vagas nas poucas unidades  de  creches que existiam na cidade. Pensando nisso a gestão do ex-prefeito Julio Lóssio, deu o pontapé inicial para o Programa  que veio a se tornar o carro chefe da gestão por dois mandatos. O nova semente. A comunidade se juntava, alugava uma casa, reformavam a residencia, e ali se instalava a creche com o aval da prefeitura, que pagava todas despesas dacreche. Desde o salario das sementeiras , bem como as despesas com alimentação para as crianças dando toda a assistência a educação.

Pensando em geração de emprego e renda, bem como na profissionalização das sementeiras ( assim são chamadas as mulheres que trabalham no programa), a equipe de Lóssio colocou regras para aquelas que fossem contratadas para exercer a função de cuidadora das crianças. Uma das regras, dizia que só podia continuar no programa aquelas que fizessem a faculdade de pedagogia. E muitas delas, a grande parte, hoje está formada e são pedagogas com diplomas na mão. E assim, o programa durou anos, ajudando mães e suas famílias, a terem um lugar seguro para deixar seus filhos enquanto buscavam o pão de cada dia no trabalho, sabendo que suas crianças estavam sendo bem cuidadas.

Mas a gestão mudou  e logo de cara, o alvo de Miguel Coelho foi diminuir  o programa  Nova semente. O que será que deu na cabeça do novo prefeito? …Mas vamos aos fatos. O programa vai ser reduzido. Serão mais de 1.300 mulheres na rua, sem emprego,  e sem perspectiva de achar outro trabalho.

Miguel Coelho chamou a imprensa, fez uma explanação de que as contas  estavam desencontradas, e precisava refazer cálculos. Foi justamente nesse ponto, que a credibilidade do novo gestor caiu por terra., É que havia uma promessa de campanha , em que ele dizia que não mexeria com as sementeiras. Não cumpriu!

Tem sido doloroso ir ao Petrape (Entidade que cuida das creches do Nova Semente)  em Petrolina,  e acompanhar a peregrinação de um batalhão  de mulheres que durante anos fizeram parte do mais importante programa da gestão Julio Lóssio. Agora essas mulheres, são desempregadas apenas cumprindo aviso prévio.

Por Cauby Fernandes

@lingua

Artigos relacionados

8 pensamentos “A dor das sementeiras ao assinarem seus avisos de demissão”

  1. Heya! I know this is somewhat off-topic but I had to ask. Does operating a well-established blog like yours take a lot of work? I’m completely new to blogging but I do write in my diary everyday. I’d like to start a blog so I will be able to share my own experience and thoughts online. Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  2. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Cheers

  3. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar