Notícias

Antes que fechem as portas: Parlamentares de Juazeiro e Petrolina visitam o sanatório Nossa Senhora de Fátima

Vereadores petrolinenses e juazeirenses, se agruparam e querem  encontrar uma solução para evitar o fechamento daquela que é hoje a única  unidade de saúde mental e que atende não só Petrolina e Juazeiro, mas  pacientes de diversos municípios que compõem a rede PEBA/Pernambuco -Bahia.

Os vereadores de Petrolina, Cristina Costa, Major Enfermeiro, Zenildo do Alto do Cocar e Gilberto Melo, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, além de uma assessora da vereadora Maria Elena, visitaram na sexta-feira(09), o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro. Lá, encontraram a presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de Juazeiro, vereadora Neguinha da Santa Casa.

Vereadores petrolinenses e juazeirenses, se agruparam e querem  encontrar uma solução para evitar o fechamento daquela que é hoje a única  unidade de saúde mental e que atende não só Petrolina e Juazeiro, mas  pacientes de diversos municípios que compõem a Rede PEBA/Pernambuco -Bahia.

Gastando mais  de 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mê, o sanatório vem gritando por ajuda desde de 2015. Com uma dívida  que ultrapassa  a casa de 1,5 Milhão de Real, a instituição não tem recursos para as manter as portas abertas. Com  salários atrasados há meses,bem como água, energia, medicamentos, entre outros insumos, a situação é vexatória.

Por essa razão, os parlamentares das duas cidade, estão acompanhando de perto a situação da undade psiquiátrica. Apesar de existir uma pactuação de pagamentos advindos dos municípios atendidos,as cidades apenas encaminham os pacientes e na hora do pagamento, eles se esquivam e não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico.

Para Cristina Costa, vereadora do PT em Petrolina, esse momento é de unir forças. “ conversamos com os presidentes da Câmara de Petrolina Osório Siqueira, e de Juazeiro Alex Tanuri, para nos reunirmos e juntos buscar os meios necessários e as forças políticas para evitar o fechamento do sanatório. Se for preciso, até federalizar a unidade de saúde, que hoje é municipalizada”. Adiantou Cristina.

O presidente da comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina, Gilberto Melo, se comprometeu com a direção do sanatório, de agendar uma reunião com a secretária municipal de saúde Magnilde Albuquerque que discutir o problema. “Nós estamos preocupados com essas famílias que não tem onde tratar os pacientes na rede privada, e queremos ajudar de alguma forma.” declaro Gilberto.

Para a vereadora de Juazeiro Neguinha da Santa Casa, é hora de chamar todas as prefeituras à responsabilidade. “Os pacientes não são só de Juazeiro. Nós queremos que todas as prefeituras que tem pacientes, ajudem Juazeiro.” Declarou Neguinha.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar