Notícias

Após erros em notas do Enem, ministro da Educação prorroga prazo de inscrição no Sisu por mais dois dias

Candidatos poderão se candidatar a vagas até domingo, e não até sexta-feira, como estava previsto

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou na tarde desta segunda-feira (20) que serão concedidos mais dois dias de prazo para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Antes previsto para sexta-feira (24), o fim do prazo ocorrerá neste domingo (26).

Weintraub diz que não há registro de gaúchos impactados por erro no Enem e garante abertura do Sisu nesta terçaWeintraub diz que não há registro de gaúchos impactados por erro no Enem e garante abertura do Sisu nesta terça.

O anúncio foi feito após a constatação de erros na aplicação e na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são usadas no Sisu. O Ministério da Educação (MEC) identificou inconsistência na correção de cerca de 6 mil provas, mas optou por não alterar a data de início das inscrições no Sisu.

“Desculpa pelo susto. Não se deixem levar por pessoas alarmistas. Está tudo normal, tudo sob controle. Façam suas inscrições agora no Sisu. Boa sorte, fiquem tranquilos”, falou Weintraub em vídeo postado nas contas do Twitter do próprio ministro e do Inep.

Aos participantes do Enem 2019, o INEP mandou nota oficial  e disse que avaliou todas as notas, e cerca de 6000 apresentaram inconsistências.” Ninguém será prejudicado! O Sisu abrirá amanhã e terá mais dois dias além do previsto, ou seja, vai até domingo (26). Novamente, pedimos desculpas pelo susto”, disse o Instituto.

Segundo o governo federal, o erro na correção partiu da gráfica Valid, que passou a imprimir as provas no ano passado. O problema havia atingido inicialmente provas do segundo dia do exame, mas no domingo (19) veio a confirmação de que falhas também ocorreram no primeiro dia.

Problemas referentes ao uso de um cartão de resposta reserva, no momento da aplicação da prova, por exemplo, foram identificados durante a força-tarefa realizada desde sábado (18) pelo governo. A quantidade de estudantes afetados por esses problemas de aplicação é pequena, de cerca de 20 casos — eles também tiveram notas alteradas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar