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Atendimento remoto do INSS segue até 10 de julho; agências devem reabrir no dia 13

Devido a pandemia do novo coronavírus, o atendimento remoto das agências do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – foi prorrogado até 10 de julho. Isso significa que até essa data, todos os serviços estarão disponíveis pela internet ou telefone. É só acessar o aplicativo Meu INSS, o site meu.inss.gov.br ou ainda ligar no 135 para pedir a prorrogação do auxílio-doença ou qualquer outro benefício. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

Desde março, quando as agências foram fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, o INSS recebeu mais de 1 milhão de requerimentos de antecipação do auxílio-doença e já concluiu 837 mil pedidos.Os trabalhadores que ficarem doentes agora na pandemia precisam anexar um atestado na página do Meu INSS para conseguir o benefício.

A funcionária do suporte à rede de atendimento do INSS, Maia Lázara, esclarece o principal motivo que leva a não conclusão de todos os pedidos.A previsão é que a partir de 13 de julho, os atendimentos presenciais voltem de forma gradual em todo o Brasil. Inclusive, as perícias médicas.

A partir deste dia, aqueles segurados que agendaram serviços pela internet ou telefone deverão comparecer às agências. Além das análises médicas, haverá avaliações sociais, processos de reabilitação profissional, justificativas administrativas e cumprimentos de exigências.

Para a retomada do atendimento presencial, as agências do INSS irão adotar uma série de medidas de segurança para evitar a propagação o novo coronavírus.

O acesso ao interior das agências será controlado, para não haver aglomerações; os mobiliários serão afastados para respeitar a distância de segurança entre as pessoas; e os ambientes serão limpos e desinfetados com frequência, especialmente os consultórios destinados às perícias médicas.

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