Notícias

Bairros Sustentáveis: Ruy Wanderley fala de novidades na Câmara que retorna seus trabalhos em agosto

O vereador falou que prepara um projeto em fase de elaboração e aguardando a contribuição da sociedade civil, onde  texto tratará, por exemplo, sobre a regularização de calçadas, de estacionamentos e de edificações sem licenciamento. 

O vereador Ruy Wanderley em conversa com este blog, falou que o segundo semestre na Câmara de Petrolina será de mais produtividade para os vereadores.  Em sua pauta para o inicio dos trabalhos legislativos, o vereador vai trazer na sua pasta uma discussão que envolverá todos os vereadores.

Ruy aproveitou o recesso e começou a ler sobre os bairros auto suficientes e como eles mudaram a vida em cidades como Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo. Nessas cidades as prefeituras voltaram seus olhares para a vida nos bairros e investiram na infraestrutura de cada localidade. O resultado não poderia ser outro. Além de valorizar o comercio local, fez com que a população diminuísse distancias passando a fazer compras bem perto de casa.

A medida afetou o transito, que ficou melhor nos grandes centros, as pessoas deixaram de usar o veiculo para ir ao centro, valorizou cada comerciante que passou a investir no seu estabelecimento e novas empresas começaram a investir nos bairros abrindo novas filiais.

O vereador falou que prepara um projeto em fase de elaboração e aguardando a contribuição da sociedade civil, onde  texto tratará, por exemplo, sobre a regularização de calçadas, de estacionamentos e de edificações sem licenciamento.  A intenção é fazer com que os bairros com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos comecem a se tornar autossuficientes. Para isso, o vereador,Ruy Wanderley , explicou que é preciso incentivar oportunidades econômicas.

“Estamos lendo e elaborando essa pauta para criar incentivos para que empresas se instalem nos bairros com IDH menor a 0,5”, afirmou. Caso venha ser aceita, partiremos para uma discussão maior com a Casa para que o que agora é apenas uma pauta, venha se tornar Lei num futuro breve.

Lei defasada
Redigida décadas atrás, a legislação que vai ser discutida precisa ser revista para acompanhar o crescimento de Petrolna e atender às vontades da população. “O primeiro ganho é a compatibilização das leis. O segundo é a atualização de cada instrumento (normativo)”, resumiu o vereador , falando da regulamentação do Plano Diretor em Petrolina.

Por conta da defasagem, a Cidade se desenvolveu ao longo dos anos quase que na informalidade, com a edificação de estabelecimentos que, apesar do impacto positivo, sequer têm autorização para funcionamento. “Acaba que o Município não recebe Receita por essa informalidade e o próprio empresário não pode, às vezes, pedir um financiamento ou ampliar o seu negócio”, detalhou Ruy.

Desburocratização
O vereador  explicou que o documento que será proposto, ao mesmo tempo em que desburocratiza determinadas questões a respeito do uso e da ocupação do solo, arrocha a fiscalização e a cobrança por parte do poder público. “A gente sempre está inventando uma lei porque a gente acha que a pessoa vai burlar. Assim, a gente vai gerando uma bola de neve de regras e dificultando a vida do cidadão”. E complementou: “a desburocratização não vem para flexibilizar ou relaxar, vem para incluir socialmente e gerar oportunidades”.

Tags

Artigos relacionados

9 pensamentos “Bairros Sustentáveis: Ruy Wanderley fala de novidades na Câmara que retorna seus trabalhos em agosto”

  1. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s challenging to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appeal. I must say you have done a excellent job with this. In addition, the blog loads very fast for me on Chrome. Exceptional Blog!

  2. Having read this I thought it was very informative. I appreciate you finding the time and effort to put this information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  3. Thank you for some other informative blog. Where else may just I am getting that kind of info written in such a perfect method? I have a challenge that I am simply now running on, and I have been at the glance out for such information.

  4. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m not 100% sure. Any tips or advice would be greatly appreciated. Appreciate it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar