NotíciasPolítica

Bolsonaro se torna o maior cabo eleitoral de Lula

Por mais que a ala da direita extrema não queira admitir, existe uma grande  preocupação  quando o assunto é o crescimento do nome  de Lula (PT) para a sucessão presidencial. Os mais corajosos admitem que quem mais propala o nome do ex-presidente é o próprio Bolsonaro.

O ex-presidente, segundo pesquisas, vence Bolsonaro m todos os cenários. Parte disso estar acontecendo, é culpa do próprio presidente, que vai se tornando o vetor para o crescimento do ex-presidente.

Nesta semana, Aliados dizem acreditar que a condução do governo na pandemia é o principal obstáculo do chefe do Executivo em busca da recondução ao Palácio do Planalto. A aposta será tentar humanizar o presidente nos próximos meses. Enquanto Lula defende a vacinação, o discurso de Bolsonaro vai na contramão e afasta a posibilidade daqueles que acreditam no imunizante de mudarem seus votos para dar mais uma chance ao governo Bolsonaro. Em dois anos, o Brasil ultrapassou a marca de 650 mil mortos pela Covid-19.

Outra ala defende que por onde Bolsonaro passar, Lula não precisaria voltar, até porquê, de três palavras ditas pelo presidente, pelo menos duas citaria o nome do ex-presidente. O ódio de Bolsonaro para com Lula,é tão patente que as vezes parece uma paixão desmedida e faz com que ele, instintivamente cite o nome Lula em qualquer situação.

Nessa eleição não tem santo!Agora, se as pessoas querem santos — e os santos nunca foram tão católicos assim (basta verificar a história do notável Santo Agostinho) —, aí não tem jeito: Lula da Silva será tratado como  um ponto que se eleva acima da superfície, o que não é. Na verdade, tem defeitos, até graves— ao chafurdar-se na corrupção (e vale insistir: o ministro Edson Fachin não “arquivou” os processos contra Lula — tão-somente transferiu-os de Curitiba para Brasília e restituiu-lhe os direitos políticos) —, mas é muito superior à média dos políticos atuais. Curiosa ou sintomaticamente, os eleitores percebem em Lula da Silva um político referencial, tanto que permanece como o principal adversário do presidente Jair Bolsonaro.

O que se fez acima não é uma defesa de Lula da Silva, mas uma tentativa de situá-lo historicamente, até para entender sua força político-eleitoral no presente. Posta a questão de seu lugar na história, se examinará a seguir o embate de 2022, o que se está desenhando.

O presidente Jair Bolsonaro é um gestor abúlico, ou seja, indiferente às dores dos brasileiros. Comporta-se mais como capitão do que como gestor dos interesses de todos os seus patrícios. Como alguns políticos da direita, parece perceber conspirações a torto e direito — a esquerda estaria infiltrada em todos os lugares, menos nas Forças Armadas, daí tantos militares ocupando cargos no governo. No caso do combate à pandemia do novo coronavírus, agiu de maneira equivocada desde o início. Uma das causas possíveis é que os que interpretam e, também, combatem a Covid-19 são oriundos da Universidade — portanto, em tese, são esquerdistas que querem “derrubá-lo”.

Em suma: Bolsonaro é sem dúidas o grande cabo eleitoral de Lula.

Tags

Artigos relacionados

4 pensamentos “Bolsonaro se torna o maior cabo eleitoral de Lula”

  1. Hi there are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  2. This design is steller! You obviously know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar