Notícias

Pastor Alex fala sobre o caso dos pastores Angolanos e reforça apoio do governo

O partido Republicanos tem ligações com a Igreja Universal, mas a cúpula da sigla descarta um rompimento com o governo por causa desse caso de Angola. A legenda tem um ministro na gestão Bolsonaro: João Roma, na pasta da Cidadania.

Depois do caso de deportação de pastores de Angola, o governo do presidente Jair Bolsonaro vê crescer a ameaça de perder o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus. A igreja tem importante base de deputados que fazem parte do Partido Republicanos .

O partido Republicanos tem ligações com a Igreja Universal, mas a cúpula da sigla descarta um rompimento com o governo por causa desse caso de Angola. A legenda tem um ministro na gestão Bolsonaro: João Roma, na pasta da Cidadania.

Em Petrolina -PE, cidade polo de desenvolvimento no Nordeste, o vereador Alex de Jesus, disse que ficou surpreso com a deportação dos pastores. Para o vereador, é importante que o governo ouça os deputados que fazem parte do Republicanos para que casos como este não não voltem a acontecer.

“Nós somos um conglomerado de políticos que se preocupam em primeiro lugar com a vida. Não é por que os pastores são da Igreja Universal que estamos lutando por eles, não! É por qualquer pessoa que tenha seus direitos violados. Essa situação em Angola só revela que existem outros países que agem da mesma forma. É preciso que o governo tome pé de cada caso”, disse o pastor Alex de Jesus.

Cerca de 1/3 da bancada de 33 deputados do Republicanos tem proximidade com a Igreja Universal. Poderão adotar tom mais crítico ao governo, mas a atitude será considerada individual e não uma conduta a ser recomendada aos demais filiados à legenda.

A bancada também tem deputados evangélicos de outras denominações, como Marco Feliciano (SP), próximo à Assembleia de Deus.

Um dos deputados ligados à Universal, Márcio Marinho (Republicanos-BA), discursou no plenário da Câmara contra a forma como o governo brasileiro lida com o caso dos integrantes da igreja em Angola.

“Até agora nós não vimos nenhum comportamento de apoio aos missionários brasileiros por parte desse governo”, disse Marinho.

Ele comparou o caso ao do motorista Robson Nascimento, que estava preso na Rússia por ter entrado no país transportando um remédio controlado para o sogro do jogador Fernando, o Mytedom 10mg (cloridrato de metadona).

“O presidente apareceu do lado dele dizendo que fez todos os contatos diplomáticos para resolver aquele problema. E com a gente, não? Dois pesos e duas medidas”, declarou Marinho. “Lá na Comissão de Relações Exteriores o meu partido, o Republicanos, vai obstruir todas as matérias relacionadas a acordos, tratados entre Brasil e Angola”, disse o deputado. Ele anunciou que renunciaria à presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Angola.

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, enviou ofícios tanto à embaixada de Angola em Brasília quanto ao Itamaraty para ser informado sobre a situação da Igreja Universal no país africano.

Leia a nota completa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores na última 5ª feira (13.mai):

Na tarde de hoje, o Ministro de Estado das Relações Exteriores convocou o embaixador de Angola para solicitar esclarecimentos sobre a deportação de nacionais brasileiros em 11/05 e os aspectos legais associados ao caso.

Desde que a Embaixada do Brasil em Luanda tomou conhecimento da notificação de deportação dos 34 cidadãos brasileiros, manteve permanente contato com as autoridades angolanas para assegurar a devida proteção consular, que foi prestada em cada ocasião em que foi necessária. Na noite de 11/05, nove dos 34 cidadãos brasileiros embarcaram para o Brasil. O embarque transcorreu com tranquilidade, por meio de apresentação voluntária, e deu-se na presença de dois funcionários consulares brasileiros, que acompanharam o processo ao longo de todo o dia, prestando a plena assistência consular a que fazem jus os cidadãos do nosso país.

A pedido do embaixador do Brasil, foi assegurado aos demais brasileiros, que não conseguiram embarcar na noite de 11/05, o direito de aguardar o embarque em suas residências.

Tags

Artigos relacionados

7 pensamentos “Pastor Alex fala sobre o caso dos pastores Angolanos e reforça apoio do governo”

  1. You actually make it appear really easy together with your presentation however I to find this topic to be actually one thing that I feel I would by no means understand. It sort of feels too complex and extremely extensive for me. I’m looking forward on your subsequent post, I’ll try to get the hold of it!

  2. Hi, I do think this is a great site. I stumbledupon it 😉 I will come back once again since I book marked it.
    Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue
    to help others.

  3. Heya i am for the first time here. I came across this
    board and I in finding It truly useful & it helped me out a lot.
    I hope to present something again and aid others like you aided me.

  4. Greetings from California! I’m bored at work so I decided to
    check out your website on my iphone during lunch break.
    I really like the info you provide here and can’t wait to
    take a look when I get home. I’m shocked at how fast your blog loaded on my mobile ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways,
    wonderful site!

  5. Oh my goodness! Amazing article dude! Many thanks, However I am having problems with your RSS. I don’t know why I am unable to subscribe to it. Is there anybody having identical RSS issues? Anybody who knows the solution can you kindly respond? Thanks!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar