Política

Candidatos a prefeito de Petrolina: vencer os rótulos é a maior batalha; conheça os rótulos de cada um deles

Pensando nisso, resolvemos mostrar para o leitor que essa política, tanto em Petrolina como em Juazeiro, será a política dos rótulos. Como Julio Lossio, Simão Durando, Odacy Amorim, Lara Cavalcanti, Guilherme Coelho, Marcos Heridijanio e Jojó Mototaxista são rotulados no meio político de Petrolina? Quer saber? Continue lendo.

As transformações no campo da política impostas pelos meios de comunicação e suas estratégias de visibilidade implicam que o sucesso de um homem político, na sociedade contemporânea, depende fortemente da sua visibilidade e da repercussão de sua imagem perante a mídia e a opinião pública. A configuração atual da arena política como um espaço de competição, no qual a linguagem persuasiva da publicidade tem um papel significativo, nos permite associar o fazer ligado ao universo político-administrativo a uma política de imagem.

De modo geral, a política de imagem, que resulta originada dessa adequação do fazer político às regras vigentes nos espaços de visibilidade proporcionados pela mídia, pode ser descrita como o resultado de uma preocupação dos atores políticos com:
a) a criação, produção e manutenção da imagem pública de atores, classes de atores e instâncias políticas; b) o ajuste das imagens públicas às expectativas dos públicos;
e c) o gerenciamento eficaz da imagem pública por meio da elaboração de um tipo de estratégia comunicativa, a qual não se limita a conferir existência midiática a esses atores, mas deve assegurar sua presença constante na esfera de visibilidade pública.
 Essa presença requer também uma abertura ao diálogo com diferentes públicos, pois a dimensão estratégica da comunicação reside justamente na promoção e revitalização de processos de interação e interlocução com os diferentes atores sociais.
 As atividades em torno de um evento ou de um ator político, para se manterem presentes no imaginário dos eleitores, passaram a ser elaboradas segundo os mecanismos de sedução propostos pelo marketing político-eleitoral.
A comunicação, aliada ao planejamento de marketing de um político, revela-se fundamental para a política de imagem, uma vez que a construção da imagem dos homens públicos requer a organização de estratégias comunicativas capazes não só de administrar, gerenciar e controlar mensagens, mas, sobretudo, de estabelecer relações entre os políticos e os diferentes públicos responsáveis pela formação da opinião pública. Assim, se de um lado é preciso construir estratégias comunicativas que mantenham a imagem pública de um candidato sob o controle da emissão (da assessoria de imprensa, do setor de relações-públicas, etc.), de outro lado, é necessário também criar vínculos de relacionamento com a recepção, antecipando reações e validando os códigos interpretativos que fazem parte do senso-comum.
Pensando nisso, resolvemos mostrar para o leitor que essa política, tanto em Petrolina como em Juazeiro, será a política dos rótulos. Como Julio Lossio, Simão Durando, Odacy Amorim, Lara Cavalcanti, Guilherme Coelho, Marcos Heridijanio e Jojó Mototaxista são rotulados no meio político de Petrolina? Quer saber? Continue lendo.
Ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio recebe alta do hospital após  retirada de tumor | Petrolina e Região | G1Julio Lóssio: considerado um dos grandes prefeitos da cidade, Lóssio, desde a sua primeira eleição até a saída da prefeitura em 2016, sempre foi rotulado de: falastrão, rei da zueira e super brincalhão. Aquele que não se deve levar a sério. Essa é uma luta que Lóssio terá que enfrentar e provar que a seriedade faz parte de sua campanha.
O PREFEITO PETROLINENSE SIMÃO DURANDO (DEM) TRABALHA INCESSANTEMENTE PELA  POPULAÇÃO E PELO MUNICÍPIO PETROLINENSES E JÁ ATINGE 91% DE APROVAÇÃO DA  POPULAÇÃO PARA A SUA GESTÃO – Blog Revista TotalSimão Durando: o trabalho que a assessoria de Simão terá nessa campanha será dobrado. Isso porque, desde a sua chegada ao poder, lhe rotularam pejorativamente de: poste, pau-mandado, sem autonomia e rei da submissão. Esses rótulos, ainda que pejorativos, podem não ter valor quando a campanha começar a se desenrolar. Porém, é preciso trabalhar essa imagem.
Odacy Amorim diz que se mantém adversário, "mas jamais seremos inimigos",  sobre FBCOdacy Amorim: candidato do PT, Odacy precisará fazer uma campanha mais agressiva, isso porque seus adversários sempre o rotularam de:aquele que aceita fácil, que não se posiciona, que entrega tudo na mão de Deus e que é o rei do conformismo. Quando perdeu o direito de ser candidato em 2008, Odacy se recolheu e não fez nenhum movimento, ainda que estivesse como prefeito, o que era natural que ele esperneasse. Não o fez! Daí, se faz necessária uma nova estratégia para 2024.
Jornalista Lara Cavalcanti vem ganhando destaque no mundo da política em  Petrolina – Sertão CentralLara Cavalcanti: Lara é debutante na política. Porém, não nova nas estratégias. Preparada, a pré-candidata do PL tem a seu favor a idade, a garra e a vontade de fazer melhor. Porém, para alguns especialistas, esse romantismo exacerbado da moça poderá trazer contrapontos nada positivos. Ela já é rotulada de deslumbrada, de novata e aquela que não tem experiência. São apenas rótulos e, esses rótulos, se bem trabalhados, podem contar a favor da campanha de Lara Cavalcanti, que precisará provar que isso são apenas boatos.

Biografia do(a) Deputado(a) Federal GUILHERME COELHO - Portal da Câmara dos  DeputadosGuilherme Coelho: homem polivalente, o empresário bem-sucedido do agronegócio, é de boa conversa. Porém, e apesar de ter sido prefeito da cidade, Guilherme Coelho é visto como o líder da festa, o rei do camarote e, o pior dos rótulos a Guilherme Coelho é o de tio Patinhas; tem dinheiro, mas tem medo de gastar.

 

dr marcos heridijanio – Portal Tribuna NordesteMarcos Heridijanio: efusivo, brigão e de fala rápida, Marcos ficou conhecido por sua linguagem de baixo calão ao fazer críticas à política em vídeos que viralizaram nas redes sociais. Apesar de ser médico, ter passado nas melhores escolas, a sua educação perde e fica pequena quando está na frente de uma câmera.
Daí os rótulos são muitos: doido, sem controle, aéreo, pavio curto… É preciso uma assessoria que seja movida a calmantes para segurar esse trator que é Marcos heridijanio.
Jojó Mototaxi afirma ser pré-candidato a prefeito de Petrolina | Blog  JBrito NotíciasJojó Mototaxista: O rótulo desse advogado, vindo debaixo e conseguindo sobressair em meio a uma sociedade racista, poderia ser somente um: vencedor. Negro, batalhador e cheio de ideias, Jojó tem nesses últimos anos lutado por sua categoria de mototaxista.  Arriscamos a dizer que jojó se parece e muito com Lara em versão masculina. A diferença está na escolha do partido. Daí, o rótulo de Jojó é: sem estratégias, sem conhecimento de política.
É importante destacarmos aqui que o marketing político muitas vezes é percebido como sinônimo de marketing eleitoral, levando-nos a acreditar em um tipo de marketing exclusivamente voltado para o período eleitoral. Na verdade, o marketing político se apresenta como algo muito mais amplo, englobando não só as estratégias das campanhas em épocas definidas, mas também aquelas que se destinam à melhoria e aperfeiçoamento das ações contínuas do governo.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar