Notícias

Colonos culpam Deputado Guilherme Coelho por ordem de despejo do Pontal

Famílias integrantes do Movimento Sem Terra (MST) que ocupam o Projeto Pontal em Petrolina  podem ser despejadas do local, se não houver resolução por parte da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf),  que é a mandatária da área invadida. Um mandado de reintegração de posse foi expedido. Por conta disso, as famílias ocuparam o prédio da CODEVASF, nessa segunda -feira ,4, e de lá só sairão , depois de resolvido o problema, segundo os coordenadores.

As 900 famílias que moram no local , estão insatisfeitas com o Deputado federal Guilherme Coelho, centro da celeuma, que segundo os moradores, tinha feito um acordo para que não houvesse a retirada, e logo após, em conversa com o ministro Hélder Barbalho, da integração Nacional, veio a noticia do despejo das famílias.

Florisvaldo Araújo, um dos coordenadores do movimento não poupou criticas ao deputado, a quem ele culpa pelo ocorrido. ” O ministro Helder Barbalho, foi induzido em nos retirar de lá, por conta da conversa que ele teve com o deputado  Guilherme Coelho. Estamos no pontal desde 2007, com a ocupação de 2000 pessoas, e hoje somos 900 famílias que dependem do que produzimos naquele local”, disse o coordenador.

Vereadores da oposição, estiveram no local levando a mão amiga, engrossando as fileiras para que as famílias não sejam despejadas. Entre eles, Paulo Valgueiro, Domingos de Cristália e Gabriel Menezes.

Uníssonos,os vereadores, fizeram um coro dizendo a mesma palavra: Somos contra o despejo!.

Resultado de imagem para gabriel menezes” Culpados existem! O sistema é o culpado! A forma de fazer politica nesse País, a falta da merecida atenção a agricultura familiar. Essas pessoas estão lá no Pontal há uma década, produzindo e enfrentando as intempéries do dia a dia e tantos fatores, e não são valorizadas! O que a gente precisa é que as lideranças politicas que dizem ter um alinhamento com o governo, pressionem para que essas pessoas não sejam prejudicadas. Sou contra o despejo”, disse Gabriel Menezes, vereador.

 

Resultado de imagem para Domingos de cristáliaPara Domingos de Cristália, o despejo é um absurdo.” Eu fico triste de ver pessoas  sendo prejudicadas, e vendo seus sonhos serem enterrados. No Pontal tem produção!Acho que a CODEVASF tem que ser sensível nesse assunto sério.Se guilherme prometeu ajudar, ele tem que cumprir. Eu sou a favor do povo e contra o despejo”, disse o Vereador.

 

Resultado de imagem para paulo valgueiro

 

 

Paulo Valgueiro, líder de oposição, também foi enfático, e soltou o verbo, dizendo também ser contra o despejo e que isso traz prejuízo. “Prejuiízo! Essa reintegração se acontecer, só trará prejuízo! As forças politicas petrolinenses, só demonstram interesse em querer retirar esses pequenos. Essas pessoas dentro das dificuldades, conseguiram dar  um papel social  para aquelas terras. Guilherme Coelho, só demonstra que nunca foi pelo povo! Eu sou a favor do povo e contra o despejo”, disse Paulo Valgueiro.

Por Cauby Fernandes

@língua

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar