NotíciasPolítica

Conheça os candidatos à presidencia já oficializados por seus partidos

Até o momento, ao menos 12 pré-candidatos estão no páreo, entre os quais o atual titular do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), que concorrerá a um segundo mandato.

Decisivo para o futuro do país, 2022 será um ano em que as atenções de grande parte dos brasileiros estarão voltadas para as eleições gerais de outubro, em especial para a disputa que vai decidir quem será o próximo presidente da República. Até o momento, ao menos 12 pré-candidatos estão no páreo, entre os quais o atual titular do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), que concorrerá a um segundo mandato.

Esse número de postulantes é alto. Ele supera os de 1994, 2002, 2006, 2010 e 2014 e empata com 1998. A última disputa presidencial, em 2018, reuniu 13 concorrentes. Já a de 1989, vencida por Fernando Collor, foi a que registrou mais candidatos desde a redemocratização: 22.

Conheça alguns desses candidatos devidamente oficializados:

O PSDB tem no governador de São Paulo, João Doria,a esperança de fazer uma boa campanha, ainda que o partido esteja dividido e, com uma ala que ainda não engoliu a escolha do Governador para a corrida à presidencia.O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, havia adiantado que as  candidaturas seriam submetidas ao grupo, que avaliaria qual teria melhores chances de vencer. Nesse caso, o vencedor foi Doria.

O MDB  escolheu a  senadora Simone Tebet (MS). A candidata do MDB oficializou a pré-candidatura à Presidência em dezembro do ano passado e tem mantido conversa com especialistas em economia e projetos sociais.

PDT lançou oficialmente a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, em Brasília. Será a quarta tentativa de Ciro chegar ao Palácio do Planalto. Em seu discurso, Ciro disse ser a favor da revisão da reforma trabalhista, do teto de gastos e da política de preços da Petrobras. Por outro lado, defendeu o equilíbrio fiscal para ajudar no crescimento, mas disse que isso é possível sem sacrificar os mais pobres e sem estagnar o país. Afirmou ainda que vai propor uma reforma tributária e a taxação das grandes fortunas. Disse também que vai ajudar os brasileiros endividados, assim as “cinco ou seis famílias de banqueiros” e os “poucos milhares de especuladores” poderão “tremer de medo”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a congressistas de seu partido que pretende lançar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto em março. Ele pediu aos deputados e senadores petistas mais volume de campanha.  O PT cogitou lançar oficialmente o nome de Lula na disputa pela presidência da República em 10 de fevereiro, data de fundação do partido.Mas, como causaria aglomeração na pandemia, acabou cancelado. As negociações de federação partidária entre PT e PSB também estão entre os entraves para o lançamento.

No PL os aliados de Bolsonaro, liderados por Valdemar Costa Neto, começam a se movimentar de forma mais evidente para a campanha eleitoral. O Grupo de Trabalho bolsonarista se reuniu  para discutir estratégias de posicionamento e alianças estaduais a fim de viabilizar a reeleição. O cacique do PL coordena a campanha. O chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, lista as principais ações dos últimos 3 anos e as propostas mais promissoras. O senador Flávio Bolsonaro também compõe o time, com as já praticadas articulações internas no Congresso Nacional.

No Podemos, o ex-juiz Sérgio Moro, também oficializado como candidato, se mexe como pode, porém, não tem crescido em números reais na preferencia do eleitorado no Brasil.

Tags

Artigos relacionados

1 pensou em “Conheça os candidatos à presidencia já oficializados por seus partidos”

  1. Admiring the time and energy you put into your site and detailed information you provide.

    It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material.
    Great read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar