Notícias

Conheça os passos para uma possível prisão de Aécio Neves

© Reuters

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta por cinco ministros, decidem nesta terça-feira (20) se aceitam ou não o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja preso.

Como lembrou o portal UOL, caso a decisão da maioria seja pela prisão do parlamentar, o tucano poderá ser o segundo senador preso durante o exercício do mandato desde a redemocratização, um ano e meio depois de o STF também ter autorizado a detenção do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), em 2015.

Porém, para que Aécio seja preso não basta a decisão do STF. O pedido ainda precisaria ser referendado pelo Senado Federal, segundo estabelece a Constituição Federal. Os congressistas teriam 24 horas para fazer uma sessão extraordinária no plenário da Casa e, assim, decidir se aceitam ou não a decisão do Supremo. Aécio Neves só poderá ser preso se a maioria simples dos senadores decidir pela prisão.

O que diz a Constituição?

O artigo 53, inciso 2, da Constituição Federal de 1988 proíbe que parlamentares sejam presos durante o exercício do mandato, com a exceção de que sejam pegos em flagrante praticando crime inafiançável. É a chamada imunidade parlamentar. E esse é o tema de uma das polêmicas do julgamento desta terça.

A defesa de Aécio se apoia no fato de que o senador não cometeu nenhum crime em flagrante. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contudo, no pedido de prisão, alegou que se Aécio continuar solto existe o risco de que ele aja para interferir nas investigações. Ao pedir a prisão, Janot defendeu que, devido à alta gravidade do delito e o risco de reiteração, a prisão preventiva é “imprescindível para a garantia da ordem pública”.

Acusação

O inquérito aberto contra o senador tucano consta a acusação dos crimes de corrupção passiva e obstrução da justiça. Também são alvo da mesma investigação a irmã dele, Andrea Neves, e o primo Frederico Pacheco de Medeiros.

Segundo a PGR (Procuradoria-geral da República), Aécio se valeu da condição de parlamentar para pedir, junto com a irmã Andrea Neves, R$ 2 milhões a Joesley Batista, um dos sócios da JBS, supostamente para pagar os honorários do advogado que defende o tucano nos processos que ele responde no âmbito da Operação Lava Jato.

@lingua

 

Artigos relacionados

5 pensamentos “Conheça os passos para uma possível prisão de Aécio Neves”

  1. I don’t know if it’s just me or if everyone else experiencing problems with your website. It appears as if some of the text on your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them too? This might be a problem with my web browser because I’ve had this happen before. Thanks

  2. After checking out a number of the blog posts on your site, I really like your way of blogging. I book marked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Take a look at my web site as well and let me know how you feel.

  3. You really make it seem so easy with your presentation however I in finding this topic to be really something which I feel I might never understand. It sort of feels too complicated and very extensive for me. I am looking forward in your next submit, I will try to get the cling of it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar