Política

Conheça quais serão as chapas que vão disputar as eleições em Petrolina de 2024

A dois meses das eleições municipais de 2024, seis  nomes despontam como candidatos a prefeito de Petrolina, a “Terra dos impossíveis” (PE).

O atual prefeito, Simão Durando (UB), continua sua jornada cheia de percalços, mesmo propalando que segue como favorito à reeleição. Seus concorrentes no pleito são: o ex- prefeito, Odacy Amorim (PT), o também ex-prefeito, Julio Lossio (PSDB), a Jornalista Lara Cavalcanti (PL), a estudante em Psicologia, Maria Clara (UP) e o médico, Marcos Heridijanio (AGIR).

O primeiro turno das eleições municipais para candidatos a prefeito em 2024 será realizado em 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, acontecerá em 27 de outubro. Conheça os candidatos e seus vices.

Simão Durando (UB)

Simão Amorim Durando Filho tem 52 anos, é bacharel em Publicidade e Marketing pela Faculdade FATEC de São Paulo, e pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral. Na vida pública, foi secretário parlamentar do deputado federal Fernando Filho, pela Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de Diretor do SEST SENAT, unidade de Petrolina, e secretário de Governo e Agricultura do município de Petrolina. Assumiu a prefeitura de Petrolina, depois da renúncia de Miguel Coelho para a disputar a vaga de governador em Pernambuco. Miguel Coelho foi derrotado e hoje está sem mandato eletivo. Para ser seu vice, Simão Durando terá a companhia de Ricardo Coelho, empresário desconhecido, porém com o sobrenome de família tradicional na cidade.

Odacy amorim (PT)

A Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, oficializou o nome de Odacy Amorim (PT) como candidato à prefeitura de Petrolina. Odacy Amorim de Souza, tem 52 anos, é economista e produtor rural. Começou a vida política como líder comunitário de Rajada, foi eleito vereador de Petrolina. Depois foi reeleito para a Casa Plínio Amorim nas duas eleições seguintes. Foi secretário de Agricultura de Petrolina e presidente da Comissão de Defesa Civil do município. Em 2004 foi eleito vice-prefeito. Em 2007, assumiu o comando da Prefeitura de Petrolina, após saída de Fernando Bezerra Coelho. Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para um segundo mandato consecutivo. Como companheira de chapa, terá a companhia de Perpétua Rodrigues, professora filiado ao PSOL.

Julio Lossio (PSDB)

Júlio Emílio Lóssio de Macedo tem 52 anos, é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, possui especialização em oftalmologia clínica e cirúrgica, e atualmente atua como oftalmologista no Vale Do São Francisco.Em 2008, Lóssio foi eleito prefeito de Petrolina e reeleito em 2016 para mais um mandato de quatro anos. Em 2018, buscou o pleito estadual, concorrendo ao cargo do governador do estado de Pernambuco.

Para compor a chapa, Lóssio convidou o vereador de mandato, Elismar Gonçalves (PSD). O vereador tem um histórico de lutar pela gente sofrida do interior de Petrolina. Elismar tem uma trajetória invejável na luta pelos direitos do homem do campo.

Lara Cavalcanti (PL)

Lara Cavalcanti é formada em jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007) e tem mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou 13 anos em emissoras de televisão como repórter e desde junho de 2019. Lara Cavalcanti é petrolinense, tem 39 anos. Jornalista, trabalhou em televisão na região, em Salvador e no Recife. Há cinco faz jornalismo independente na Petrolina FM, de onde se licenciou para a campanha política. Ela se filiou ao partido no dia 22 de março deste ano. Até novembro de 2023, era filiada ao Partido Novo, onde ficou por quatro anos. Essa será a primeira vez que Lara Cavalcanti concorrerá a um cargo eletivo.

Ela escolheu o professor Weliton Santos, vice-presidente na chapa majoritária do Partido Liberal, que foi também homologado vice-prefeito da chapa bolsonarista petrolinense.

Maria Clara (UP)

Maria clara tem 23 anos, é natural de Petrolina e estudante do curso de psicologia. A estudante atua como sindicalista, onde iniciou sua militância pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP Cândido Pinto). Essa será a primeira vez que Maria Clara vai disputar um cargo nas eleições.

Atualmente a sindicalista milita no movimento luta de classes, junto ao Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras do Estado de Pernambuco (Seepe). Além de assessorar o Sindicato dos Enfermeiros e Enfermeiras de Pernambuco, em Petrolina.

No ato de convenção, foi oficializada a candidatura do vice-prefeito, Marcelo Pessoa, que virá com Maria Clara na disputa pela prefeitura de Petrolina.

Marcos Heridijanio (AGIR)

Aos 47 anos, Marcos é formado em medicina pela Universidade de Pernambuco e atua na região como ortopedista. O candidato nasceu em São José do Belmonte, onde disputou o cargo de prefeito do município em 2012. Nas eleições municipais de 2020 foi candidato a prefeito de Petrolina, pela primeira vez, na época era filiado ao PSOL. Também se candidatou ao cargo de deputado federal duas vezes: nas eleições de 2014 e em 2022, mas não foi eleito.

O partido definiu o nome de Dona Vera do Mansueto, como candidata a vice-prefeita e não apresentou candidatos a vereador.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar