Notícias

Denúncia: Vereador Gabriel Menezes disse que ônibus do TFD está levando mercadorias de valor para Recife

Resultado de imagem para empresa progresso

O vereador Gabriel Menezes de Petrolina, na sessão ordinária na Câmara de vereadores desta terça-feira (10), fez uma grave denúncia contra a  prefeitura de Petrolina e a Empresa Progresso que tem contrato com o município para levar os pacientes que precisam de tratamento fora do domicilio (TFD).

O vereador fez requerimento verbal, aonde foi dito que pessoas estão se aproveitando das viagens que são feitas para levar os pacientes para tratamento, e no meio das bagagens, segundo o vereador,  a empresa tem usado as viagens  e colocado objetos e mercadorias de valor, a exemplo de caixas de vinhos finos para serem entregues na Capital. Para  o vereador, isso acontecendo, pode despertar assaltantes e coloca em risco a vida dos pacientes.

O vereador pediu que a secretaria de saúde envie cópia do contrato com a Empresa Progresso, e se há no contrato alguma cláusula que permita o envio de mercadorias.

O que é o Tratamento Fora de Domicílio?
O TFD é um benefício que os usuários do Sistema Único de Saúde podem receber que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso de pacientes residentes em um determinado Estado a serviços assistenciais localizados em Municípios do mesmo Estado ou de Estados diferentes, quando esgotados todos os meios de tratamento e/ou realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no local de residência (Município/Estado) do paciente e desde que o local indicado possua o tratamento mais adequado à resolução de seu problema ou haja condições de cura total ou parcial.
Quando o paciente deverá realizar o tratamento em local distante do seu domicílio?
O ideal é que Estados e Municípios organizem suas estruturas de atendimento a fim de oferecer ao paciente o maior número possível de serviços dentro da região em que reside.
Contudo, há localidades em que, por razões diversas, os serviços de saúde oferecidos à população não possuem todos os recursos diagnósticos e terapêuticos necessários para a atenção integral do paciente.
Considerando que a saúde no Brasil é um direito de todos e um dever do Estado, este último deve garantir que os pacientes, independentemente da região onde residam, possam ter acesso a todos os recursos de tratamento disponíveis no SUS.
Quando todos os meios existentes na região onde reside o paciente estiverem esgotados ou ausentes e enquanto houver possibilidade de recuperação do paciente, o SUS deverá oferecer as condições necessárias para o deslocamento do paciente até outra localidade (no mesmo ou em outro Estado) que possua infraestrutura adequada para atender clinicamente às suas necessidades.
Quais despesas estão abrangidas pelo TFD?
As despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas a transporte aéreo, terrestre e fluvial; diárias para alimentação e pernoite para paciente e acompanhante (se este se fizer necessário), devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do Município/Estado.
Existem casos em que o paciente que necessite realizar o tratamento em outro Município (diferente do qual reside) não tenha direito ao TFD?
Sim. É vedado o pagamento de TFD em deslocamentos menores do que 50 km de distância e em regiões metropolitanas. Também é vedado o pagamento de diárias a pacientes encaminhados por meio de TFD que permaneçam hospitalizados no Município de referência.
Como deve ser feita a solicitação de TFD?
A solicitação de TFD deverá ser feita pelo médico – assistente do paciente nas unidades assistenciais vinculadas ao SUS e autorizada por comissão nomeada pelo respectivo gestor municipal/estadual, que solicitará, se necessário, exames ou documentos que complementem a análise de cada caso.
O TFD também cobre despesas com acompanhante?
Será permitido o pagamento de despesas para deslocamento de acompanhante nos casos em que houver indicação médica, esclarecendo o porquê da impossibilidade do paciente se deslocar desacompanhado. Quando o paciente/acompanhante retornar ao Município de origem no mesmo dia serão autorizadas, apenas, passagem e ajuda de custo para alimentação.
Existe alguma tabela de valores de referência para as despesas de TFD?
Sim. O Ministério da Saúde prevê valores básicos relativos às despesas do TFD (veja na tabela a seguir). Contudo, Estados e Municípios podem estabelecer valores diversos.
@língua

Artigos relacionados

6 pensamentos “Denúncia: Vereador Gabriel Menezes disse que ônibus do TFD está levando mercadorias de valor para Recife”

  1. Its like you read my mind! You seem to know so much approximately this, like you wrote the ebook in it or something. I think that you simply could do with some p.c. to pressure the message house a bit, however other than that, this is wonderful blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  2. Excellent website you have here but I was curious about if you knew of any message boards that cover the same topics talked about in this article? I’d really love to be a part of online community where I can get feed-back from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Kudos!

  3. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar