GeralNotícias

Diocese de Petrolina: o que está acontecendo? As queixas se espalham pelos salões paroquiais

Demissões e mudanças bruscas tem mexido com a diocese petrolinense

O Vaticano, para gerir a Igreja Católica pelo mundo, divide cada país em regiões autônomas, as dioceses. O papa indica, ele mesmo, um bispo para comandar cada diocese. Na hierarquia católica, os bispos estão subordinados diretamente ao papa. Eventualmente, um bispo pode responder também a um arcebispo.

A Igreja considera os bispos sucessores dos apóstolos de Jesus Cristo. Somente os bispos podem dar os sacramentos católicos da crisma e da ordem.Entre os bispos e arcebispos, o papa escolhe os seus cardeais. Na hierarquia da Igreja Católica, o cardeal só está abaixo do papa.

Devido a esse grande poder que é dado aos bispos, casos de abusos, frequentemente são constatados, e nesses casos, muitos bispos extrapolam em suas ordens. Em Petrolina, o bispo diocesano Dom Francisco Canindé Palhano, vem “causando”. Com uma linha tenaz, o bispo volta e meia , está sendo notícia na mídia sanfranciscana.

Para quem não lembra, ao assumir a diocese petrolinense, uma grande festa de recepção foi preparada, e naquela ocasião, uma coletiva de imprensa foi anunciada, e o novo bispo foi logo dizendo a que veio, e anunciou que promoveria em seu governo a unidade no Vale do São Francisco, sem conflitos, disputas e ofensas, superando tudo através do amor de Deus, além de saber o momento exato de corrigir os erros que ocorrerem. Ele disse:

“Queridos padres, podereis encontrar em mim um pai, que ama, um pai que anima e motiva, ensina e porque não dizer, um pai que adverte e corrige, se for necessário”.

 Mas ao que parece, o pai que ama, está com a mão no báculo para usa´-lo de outra forma, e as correções tem sido mais frequentes, do que propriamente o amor pregado. Demissões, mudanças em setores importantes, é  o que mais se ouve, e é o que mais se comenta na Capital do sertão . O que estaria acontecendo dentro da Igreja Católica em Petrolina?

Por mais que não queiramos ouvir, as reclamações feita pelos padres,  estão chegando nos salões paroquiais, e em muitos casos, as queixas são duras. E agora?  Dá um certo “medim”,  de como as vezes, apenas com um olhar de esguelha, o bispo consegue passar seu recado. Vamos em frente.

 

Báculo: bastão alto, de extremidade curva, usado pelos bispos como insígnia de sua missão.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar