NotíciasPolítica

Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Petrolina: teatro e jogo de cartas marcadas

Joguinho besta, de cartas marcadas é isso que essa eleição representa.

A eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da Câmara de Vereadores de Petrolina movimentará a sessão ordinária desta terça-feira (30), às 11h. O vereador Aero Cruz assinou  edital de convocação nessa sexta-feira (26), e deixou muita gente pensativa, até porquê, o atual presidente não tem nem um ano à frente do cargo e, essa nova composição da mesa diretora, só assumirá em 2023.

A Mesa Diretora da Câmara é composta pelo presidente; 1º vice-presidente; 2º vice-presidente; 3º vice-presidente; 1º Secretário; 2º Secretário e 3º Secretario. Atualmente, a Mesa, que tem a frente o vereador Aero Cruz, tem em sua composição os vereadores Manoel da Acosap; Diogo Hoffmann; Zenildo Nunes da Silva; Rodrigo Teixeira Coelho; e Gaturiano Pinto da Silva.

O mandato da Mesa Diretora que for eleita para o 2º biênio irá vigorar de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.

A verdade

Joguinho besta, de cartas marcadas é isso que essa eleição representa. Tudo isso para que o atual presidente continue à frente da Câmara para que ano que vem, possa ficar pelo 10 dias à frente da prefeitura de Petrolina para dizer que um dia foi prefeito da Capital do Sertão.

Ego maior que o corpo.

Como e quando são eleitos os membros da Mesa Diretora?

No primeiro dia de cada legislatura (o 1º de janeiro logo após as eleições municipais), os vereadores se reúnem para eleger a Mesa Diretora da Câmara para o mandato de dois anos que começará logo após essa eleição.

Já a eleição da Mesa Diretora para o mandato dos dois últimos anos da legislatura é realizada no dia 12 de dezembro da segunda sessão legislativa, e sua posse acontece no dia 1º de janeiro do ano seguinte. Em Petrolina, é comum esse tipo de eleição acontecer no final de novembro ou inicio de dezembro, porém, nunca dentro das datas certas. Fazem como querem.

A eleição da Mesa deve acontecer por chapa, completa ou não, inscrita até a hora da eleição por qualquer vereador. É assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Câmara. A votação é aberta, por voto da maioria dos membros da Câmara.

Tags

Artigos relacionados

5 pensamentos “Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Petrolina: teatro e jogo de cartas marcadas”

  1. Howdy! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading through your articles. Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same subjects? Appreciate it!

  2. Wow, wonderful blog format! How long have you been blogging for? you make blogging glance easy. The full glance of your web site is great, let alonesmartly as the content!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar