CotidianoNotícias

Especulação imobiliária: Petrolina e as famílias que mandam no terreno

A especulação imobiliária em Petrolina é algo sério e demonstra algo gigante que está por trás dessa jogada. Talvez o leitor não saiba, mas em Petrolina, grandes áreas (terrenos), estão em nomes de poucos. E esses poucos, no passado, usaram de todas as facetas para  obter esses bens imóveis, para que no futuro, pudessem encher seus bolsos com a especulação e enricar.

Essas pessoas de “famílias tradicionais”, estão no nosso meio, se acham donas de tudo, e com muita força,passam uma imagem de pessoas sérias, quando na verdade pilham aquilo que era para ser um bem comum. São da “High Society”, se acham intocáveis.

Petrolina têm sido palco da reprodução da desigualdade social e segregação espacial ao longo dos anos, pois os governos têm destinado as áreas nobres da cidade para a especulação imobiliária e empurrado a população pobre para as periferias da capital do Sertão. E estas são as áreas que mais sofrem com a falta de assistência social e de acesso à saúde e a educação.

Precisamos de  governos que coloquem a habitação como uma prioridade, faça a regularização fundiária das comunidades irregulares e cumpra o Estatuto da Cidade, que prega o planejamento urbano participativo e a função social da propriedade.

Minha Casa Minha Vida

Quando o governo Lula decidiu trazer o Minha Casa minha Vida para Petrolina, os empresários foram chamados, e um movimento imenso de obras se instalou, mas quem o comandou e definiu onde se localizariam os residenciais não foi o governo federal, e sim interesses de proprietários imobiliários, incorporadores e empreiteiras. “Aqueles da High Society”.

Depois de feitos e entregues, hoje se percebe que o maior programa habitacional da história do município, o  MCMV piorou a cidade, criou bairros especialmente vulneráveis ao crime.A grande verdade é que esses bairros levarão vários anos para se integrar à cidade. Para as empreiteiras e incorporadoras isso é ótimo. Uma jogada de mestre, que faz com que a especulação imobiliária cresça assustadoramente.

 

Artigos relacionados

1 pensou em “Especulação imobiliária: Petrolina e as famílias que mandam no terreno”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar