GeralNotícias

Exclusiva: Guarda municipal de Petrolina.Os ciúmes, os entraves e os desafios. Quer saber?

O Brasil vive pela terceira vez, nos últimos 200 anos, o debate sobre o papel das Guardas Civis. A Lei 13 022/2014, abriu um debate muito mais amplo e relevante sobre a concepção de Segurança Pública existente no país. As políticas preventivas que tem sido implementadas pela Secretaria de Segurança da cidade de Canoas (RS), estão servindo de modelo e protagonismo da Guarda Municipal, trazendo uma experiência concreta dessa nova concepção de Segurança Pública proativa, preventiva, integrada, com planejamento de longo prazo e baseada em evidências, na qual as Guardas atuam de forma integrada com as polícias estaduais e não disputando os mesmos papéis ou copiando os mesmos modelos e concepções.

Em Petrolina, e com um grande desafio à frente, o delegado José Silvestre Jr., abriu seu gabinete para receber a reportagem do Blog A Língua, e explicar as ideias, os ciúmes, as provocações e principalmente o desafio de transformar a Guarda municipal de Petrolina em referencial para outras cidades pernambucanas.

A Guarda Municipal de Petrolina foi criada com o objetivo de fazer a proteção do patrimônio e de bens públicos. Mas a demanda foi tanta que não demorou muito para expandir sua atuação. E isso só foi possível, devido à coragem de um homem que a priore, foi visto como arrogante e prepotente. Essa “falsa” imagem apareceu por conta de um episódio envolvendo o Delegado e hoje secretário de segurança, Silvestre com a vereadora Cristina Costa, quando no dia do desfile de 21 de setembro de 2017, ela recebeu um jato de spray de pimenta. Na época, Silvestre foi chamado de truculento, e todos pensavam que ele seria exonerado. Não foi.

 A Secretaria Executiva de Segurança Pública engloba estruturas como o Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial de Petrolina (GASPP), a Defesa Civil, a Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas e a Guarda Civil Municipal (GCM). O secretario é Graduado em Ciências Jurídicas – Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco (1997).

Para Silvestre, não existem duas Guardas em Petrolina. Existe uma corporação. Dentro dela existem as divisões, uns são da Ronda Municipal e fazem patrulhamento, outros são do GAASP, e zelam pelo Patrimônio, e outros trabalham  em diversos setores. Mas, todos são guardas municipais.

Leia a entrevista:

AL: Os 2 Milhões que Miguel Coelho Anunciou? Onde estão?

Silvestre: Os 2 milhões já estão na conta da prefeitura. E serão usados. AL:Guardas sem Fardamentos, como explicar? Silvestre: Tanto fardamento, como botas, cintos e EPI’s, já foram pedidos, estamos esperando apenas entregarem. Serão dois uniformes completos que será entregue a toda guarda.

AL: por que a academia da guarda foi fechada e qual o motivo, se eles mesmos é que a construíram?

Silvestre: a academia não foi fechada. Ela nunca foi aberta! Eles a construíram e eu doei os equipamentos. Mas não posso permitir que o efetivo realize exercícios sem acompanhamento. Por isso, estamos criando normas para o uso, e isso só acontecerá quando ela for inaugurada. É um bem comum, mas precisa ser bem usada.

AL: existem ciúmes dentro da guarda? Silvestre: é possível sim. Com mudanças a serem tomadas, é natural que alguns não concordem com métodos a serem implantados. AL: o que mais atrapalha a Guarda municipal?

Silvestre: a burocracia. O dinheiro está na conta, mas para que ele chegue ao destino final, é preciso licitação, detalhamento de investimento, e isso nos mínimos detalhes. Não podemos nos dar ao luxo de querer adquirir um veículo, por exemplo, e simplesmente ir na concessionária e pegar. É preciso detalhar tudo. Isso é o que atrapalha.

AL: os Inspetores Diniz e J. Santos, são entraves e um problema a ser contido?

Silvestre: de maneira nenhuma.Tanto ele, como, J. Santos, são indispensáveis. Eu preciso deles, e eles sabem disso. São respeitados na Guarda, tem conhecimento de causa, e sem dúvida, ambos são partes importantes para a história da Guarda municipal de Petrolina.

AL: Qual o maior sonho do secretário Silvestre para a Guarda de Petrolina?
Silvestre: Eu vou embora quando a hora chegar. Eu estou secretário, não sou o dono do cargo. Mas ao sair, quero deixar uma guarda mais moderna, mais organizada, com guardas preparados para qualquer eventualidade, e com a certeza que dei o melhor de mim. Miguel Coelho me deu uma dura missão, mas estou cumprindo prazerosamente, e sei que os bons frutos nascerão.
Em Petrolina, o desafio de transformar a Guarda municipal de Petrolina em referencial para outras cidades pernambucanas está nas mãos da própria Guarda. Basta seguir o roteiro que está sendo traçado.

Artigos relacionados

20 pensamentos “Exclusiva: Guarda municipal de Petrolina.Os ciúmes, os entraves e os desafios. Quer saber?”

  1. Realmente não existem duas Guardas municipais em Petrolina, existe aquela prevista no parágrafo 8 da Constituição Federal/88, criada por lei orgânica 502 de 27/04/94 e regularizada pela por lei federal 13022/14, essas reservas legais garantem a eficácia jurídica da GCM de Petrolina. Aqueles que não se encontram dentro das reserva legal, que se acham aptos a exercer a função de Guarda Municipal sem o devido processo para o ingresso a este cargo, estão sob pena de usurpação de função, instituto previsto no código penal. Portanto, abram os olhos quando forem interpretar as leis e acharem que existe de unificação entre o cargo da GASP ( cargo já extinto por força de lei 502 de 27/04/94 ) e o cargo de Guarda Municipal como foi erradamente citado no texto. OBs: O cargo de Guarda Municipal é específico e direcionado a uma finalidade, por isso existem critérios para o seu ingresso. Esperamos ansiosamente por concurso público, pois quero fazer parte desta corporação.

  2. Realmente não existem duas Guardas municipais em Petrolina, existe aquela prevista no parágrafo 8 da Constituição Federal/88, criada por lei orgânica 502 de 27/04/94 e regularizada pela lei federal 13022/14 (estatuto das Guardas Municipais), essas reservas legais garantem a eficácia jurídica da GCM de Petrolina. Contudo, aqueles que não se encontram dentro da reserva legal, que se acham aptos a exercer a função de Guarda Municipal sem ter exercido o devido processo para o ingresso deste cargo, estão sob pena de usurpação de função, instituto previsto no código penal. Portanto, abram os olhos quando forem interpretar as leis e acharem que já existe unificação entre o cargo da GASP ( cargo já extinto por força de lei 502 de 27/04/94 ) e o cargo de Guarda Municipal como foi erradamente citado no texto. OBs: O cargo de Guarda Municipal é específico e direcionado a uma finalidade, a um fim, por isso existem critérios para o seu ingresso. Esperamos ansiosamente por concurso público, pois quero fazer parte desta corporação.

  3. Retificando: as Guardas municipais estão previstas no art. 144, parágrafo 8° da Constituição Federal / 88. Regularizada pela lei Federal 13022/14 – Estatuto das Guardas municipais. E a Guarda municipal de Petrolina foi criada através da lei 502 de 27/04/94. Queremos concurso público!

  4. Se querem entrar na Guarda Municipal que façam concurso público, porque seria injusto com os atuais integrantes que se esforçaram, estudaram e passaram em um concurso e também passaram por curso do Senap para serem Guardas Municipais.

  5. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess
    I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.

    I as well am an aspiring blog blogger but I’m still
    new to everything. Do you have any points for novice blog
    writers? I’d genuinely appreciate it.

  6. Hi! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.
    Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about creating my own but I’m not sure where to start.
    Do you have any points or suggestions? With thanks

  7. After I initially left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I recieve four emails with the exact same comment. Is there a means you are able to remove me from that service? Appreciate it!

  8. I’m really enjoying the theme/design of your web site.
    Do you ever run into any web browser compatibility problems?
    A couple of my blog visitors have complained about my blog not operating correctly in Explorer
    but looks great in Firefox. Do you have any advice to help fix this issue?

  9. Aw, this was an incredibly nice post. Spending some time and actual effort to make a top notch article… but what can I say… I put things off a lot and never manage to get nearly anything done.

  10. Hi there, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get
    a lot of spam remarks? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can recommend?

    I get so much lately it’s driving me mad so any support is very much appreciated.

  11. This is really interesting, You’re a very skilled blogger.

    I’ve joined your feed and look forward to
    seeking more of your excellent post. Also, I’ve shared your web
    site in my social networks!

  12. Admiring the persistence you put into your site and detailed
    information you present. It’s nice to come across a blog every once in a
    while that isn’t the same unwanted rehashed material. Fantastic read!
    I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to
    my Google account.

  13. I was suggested this blog by my cousin. I am
    not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my
    problem. You’re wonderful! Thanks!

  14. I’m amazed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog that’s both equally educative and engaging, and let me tell you, you have hit the nail on the head. The problem is an issue that too few men and women are speaking intelligently about. Now i’m very happy that I found this during my hunt for something relating to this.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar