Política

Fake news sobre o pai de Gaturiano Cigano é desmentida. Pai do vereador não foi vítima de crime. Entenda

Fake News (notícias falsas) consistem na disseminação deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio e, especialmente, Internet (Sites e redes sociais). Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção propositada de enganar ou ludibriar, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas.

Em Petrolina, um grupo de maldades, publicou uma mentira que dizia que o pai do vereador Gaturiano Cigano fora alvejado com diversos tiros, vindo a óbito. No entanto, era uma mentira disseminada não sabemos com qual intuito.

A notícia real é que não foi o pai de Gaturiano Cigano, seu Nena, que foi alvejado por tiros, mas sim, o cigano Agilson Dantas da Cruz. O cigano foi executado com mais de 10 tiros no início da tarde da sexta-feira, 7, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime ocorreu em um cruzamento movimentado na Avenida Sul, próximo a um depósito de bebidas.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) se deslocou para a região para realizar a perícia no local do crime. O veículo da vítima permanece no local. As investigações ficarão por conta do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime ou possíveis suspeitos.

Fica a dica: não divida ou compartilhe notícias falsas. Elas só vem com o intuito de desinformar.

Esse expediente, embora absolutamente reprovável, é muito utilizado nos dias de hoje, para influenciar a opinião pública, sobre os mais diversos assuntos. O veículo mais utilizado é a Internet, através de Sites de origem obscura e redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp etc.).

“Esse é um dos efeitos perversos do avanço das tecnologias da informação e da comunicação. Mas depende de cada um de nós reagir a esse tsunami de mentiras. A desinformação se combate com a busca de informação fidedigna. Conferir, contestar, não perder a capacidade de indignação. A verdade, como o sol que elimina a escuridão da ignorância, está disponível a quem quiser persegui-la e, uma vez alcançada, difundi-la para que prevaleça. Verdade e bem são sinônimos. Assim como mentira e mal. A escolha é nossa. Seu Nena, meu pai, é um homem sensato e bondoso. Não acreditem em mentiras”, disse Gaturiano Cigano.

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar