Notícias
“Guilherme Coelho enterra legado de Osvaldo Coelho, expulsando moradores do Projeto Pontal”, afirma produtor
Conhecido como o “Deputado da Irrigação”, Osvaldo Coelho era visto como a “Força do Sertão”, justamente por priorizar o homem sertanejo nos projetos de desenvolvimento. Ele sempre falou do sertanejo, e em um dos muitos artigos, que frequentemente publicava, Osvaldo Coelho escreveu a frase “Espero que as pessoas lembrem de mim como aquele que fez de tudo para fortalecer os mais fracos”. Esta ideia resume sua trajetória, com uma política que tinha como propósito, dar dignidade àqueles que muito precisavam, os sertanejos atingidos pelo fenômeno da seca.

Muito se falou, muito foi propagado, mas queríamos ver de perto a situação do projeto. E a convite do vereador Domingos de Cristália e sua equipe, nos dirigimos nessa quarta-feira (6), em direção ao Pontal onde vimos um Oásis de fartura e de produtividade, de uma terra que querem tirar dos pequenos produtores da agricultura familiar. Descobrimos que na localidade, residem mais de 2500 pessoas, só crianças na escola são mais de 100, a produção está em alta, e que alem de consumir o que se planta, também se vende parte da produtividade. Apenas 1.500 hectares estão ocupados, o restante (mais de 8 mil), estão à espera de produção.

“Eu acredito que é um crime grande, aqui nesse lugar estamos produzindo, e aí o rico politico quer retirar a gente do nosso lugar! Nós vamos lutar até o fim para que nosso direito de produzir a terra permaneça, é um ato de covarde”, desabafou Vitório Anísio de Souza Santos, produtor do Pontal.

Só nos resta terminar essa matéria, com quem nos ensinou. “Espero que as pessoas lembrem de mim como aquele que fez de tudo para fortalecer os mais fracos”. Esta ideia resume sua trajetória, com uma política que tinha como propósito, dar dignidade àqueles que muito precisavam, os sertanejos atingidos pelo fenômeno da seca.
Por Cauby Fernandes
@língua