Notícias

HU apoia campanha internacional de cirurgias de fissura labiopalatina

A ação é promovida pela instituição filantrópica Smile Train

Na escola tinha meninos que riam dele, chamavam de boca de lascão, boca aberta, aquilo ficava ruim, né? ”, assim era a vida do pequeno Raphael Jesus de Souza de apenas sete anos, segundo contou o seu pai, o agricultor Edivaldo José de Souza. O menino nasceu com fissura labiopalatina, popularmente conhecida como “lábio leporino” e desde cedo teve que enfrentar diversos obstáculos.

O indivíduo que possui a malformação tem dificuldades na alimentação, alterações na arcada dentária e na mordida, comprometimento do crescimento facial e do desenvolvimento da fala e audição. Além dos impactos sociais e emocionais, a exemplo do bullying.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no mundo, um em cada 700 bebês nasce com o lábio leporino. Muitas dessas crianças chegam a fase adulta sem acesso ao tratamento adequado. É com o objetivo de mudar esse cenário que a organização filantrópica internacional Smile Train trabalha em diversos países, incluindo o Brasil.

A “2ª Semana Pan-Americana de Fissura Labiopalatina” é uma das ações promovidas pela instituição e tem o propósito de desenvolver atividades educacionais e mutirões de cirurgias. Em Petrolina-PE, os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no Hospital Universitário durante os dias 30 de setembro a 04 de outubro.

O HU ofereceu sua estrutura de bloco cirúrgico para que os cirurgiões bucomaxilofaciais voluntários pudessem operar 15 pacientes, entre crianças e adultos. O menino Raphael de Souza, citado no início da matéria, foi um deles. É a segunda cirurgia a qual o garoto é submetido, a primeira foi feita durante o mutirão do ano passado.

A criança mora no interior do município de Sento Sé – BA e seu pai contou que nunca teve condições financeiras para tratar o filho, já que não existem unidades públicas de saúde na região que ofereçam o serviço. “Agora, me sinto realizado, é um sonho. Sei que eu não ia poder dar a ele nunca, não tenho dinheiro. Só posso agradecer à equipe que está fazendo isso”, disse Edivaldo José de Souza.

Devolvendo sorrisos pelo mundo…

A Smile Train é uma instituição internacional de caridade para um único e solucionável problema: fissura de lábio e palato. A organização atua em 90 países fornecendo treinamento, financiamento e recursos para capacitar os profissionais locais. Os pacientes passam a ter acesso gratuito às cirurgias de reparação e ao tratamento interdisciplinar em suas próprias comunidades.

… E pelo sertão…

O Instituto Bucomaxilo Faciais do Vale do São Francisco (IBN) é o parceiro local da Smile Train e vem, há um ano, disponibilizando tratamento multiprofissional a crianças e adultos. Diversos profissionais, como: médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, além dos bucomaxilofaciais, trabalham semanalmente de forma voluntária.

Atualmente, 150 pessoas estão sendo atendidos pelo IBN na Associação Brasileira de Odontologia (ABO) – Regional Petrolina e na Faculdade Soberana, instituições que apoiam a causa. Mais de 60 pacientes já foram operados.

O cirurgião bucomaxilofacial do HU, Pedro Henrique Lopes, explicou que a intenção do instituto é descentralizar o atendimento e oferecê-lo aos pacientes da região e principalmente proporcionar dignidade e qualidade de vida. “Queremos melhorar a sociabilidade dessas pessoas. Devolver autoestima para que elas possam levar uma vida convencional, estudar, trabalhar, ter relacionamentos. São todos pacientes muito carentes”, afirmou.

Os atendimentos são agendados através do telefone: 87 9 9925-3232. O IBN conta com o apoio de toda a sociedade para continuar com o seu trabalho. O instituto arrecada materiais como: leite em pó, mamadeiras, roupas, brinquedos, produtos de higiene pessoal para os pacientes. As doações podem ser entregues na ABO ou na Faculdade Soberana. Para contribuições financeiras, os dados bancários são: Banco do Brasil/ Agencia: 605-X/ Conta 23514-8/ CNPJ: 32.011.545.0001/90.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar