NotíciasSem categoria

Investigações de Dallagnol sobre Toffoli podem reduzir equipe da Lava Jato; Raquel Dodge defende Deltan

A equipe conta atualmente com 15 procuradores. No auge das apurações, entre 2015 e 2016, eram 11, e uma equipe que, somada, chega a 70 servidores.

As suspeitas de que Deltan Dallagnol estimulou investigações a respeito do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), podem provocar a diminuição do tamanho da força-tarefa da Lava Jato.

A equipe conta atualmente com 15 procuradores. No auge das apurações, entre 2015 e 2016, eram 11, e uma equipe que, somada, chega a 70 servidores.

A renovação da força-tarefa é feita anualmente, no mês de setembro, mesmo período em que acaba o mandato da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Portanto, o futuro do grupo pode depender de quem for escolhido por Jair Bolsonaro para o comando da Procuradoria-Geral da República. Por isso, não há nada que assegure que o grupo continuará grande.

No lado contrário, a Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou uma nota, na qual deixa claro que Raquel Dodge está protegendo Deltan Dallagnol, após escândalo da Vaza Jato. Apesar das pressões e da possibilidade cada vez mais concreta dele ser afastado da Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Dodge o defendeu.

Ela diz que, exceto na hipótese de Dallagnol desejar, não é possível retirá-lo do comando da força-tarefa da operação.

Leia abaixo a nota:

“A Procuradora-Geral da República Raquel Dodge não sofreu qualquer pressão de qualquer tipo para determinar a medida de afastamento referida na matéria, de quem quer que seja, e tampouco convocou, ou realizou reunião de emergência para discutir o assunto na quinta-feira dia 1º ou em qualquer data anterior ou posterior.

Mais do que isso, esclarece que o princípio constitucional da inamovibilidade é garantia pessoal do Procurador Deltan Dallagnol, estabelecida no artigo 128-I-b, de não ser afastado dos processos da Lava Jato, dos quais é o promotor natural, na condição de titular do ofício onde tramitam todos os processos deste caso, e junto do qual atuam os demais membros da Força Tarefa Lava Jato, designados pela Procuradora-Geral da República Raquel Dodge.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar