Notícias

Juízes federais lançam edital para indicar nomes para vaga de Teori

Após morte de Teori Zavascki, atual composição do STF ficou com somente um egresso da magistratura federal, Luiz Fux
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) lançou edital para compor uma lista tríplice com nomes de juízes federais que poderiam ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ministro Teori Zavascki, morto em uma queda de avião na última quinta-feira  (19).

Cada associado da Ajufe terá até quarta-feira (25) para indicar os nomes de três juízes federais que poderiam ocupar a vaga de Teori no STF , que podem ser membros ou não da associação. Segundo o edital, os indicados serão consultados antes de terem o nome encaminhado ao presidente Michel Temer.

A Constituição Federal coloca como critério para a indicação de ministros do Supremo somente que seja “cidadão com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada”. O nome deve ser indicado pelo presidente da República e precisa ser aprovado pela maioria absoluta do Senado.

Operação Lava Jato

Nas regras constitucionais, não é estipulado prazo para a indicação. O presidente Michel Temer anunciou, no último sábado (21), que somente nomeará o novo ministro após a definição sobre a relatoria da Operação Lava Jato no Supremo, que era de responsabilidade de Teori Zavascki.

A definição sobre o destino da Lava Jato depende de uma posição da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, a quem caberia ordenar uma redistribuição para um novo relator. Desde segunda-feira (23), ela mantém conversas com seus pares sobre o que fazer com os processos do maior caso de corrupção do país.

Nesta terça-feira (24), ela autorizou os juízes auxiliares do ministro Teori Zavascki  a retomarem os procedimentos formais para que as 77 delações de executivos da empreiteira Odebrecht sejam homologadas.

Com a morte de Teori, que anteriormente havia sido ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a atual composição do Supremo ficou com somente um egresso da magistratura federal, Luiz Fux, também ex-ministro do STJ.

Completam a atual composição do STF dois ex-procuradores (Cármen Lúcia e Celso de Mello), dois advogados (Edson Facchin e Luís Roberto Barroso), dois ex-advogados-gerais da União (Gilmar Mendes e Dias Toffolli), dois egressos da magistratura trabalhista (Rosa Weber e Marco Aurélio Mello) e um egresso da magistratura de São Paulo (Ricardo Lewandowski).

Fonte: Último Segundo – iG 

Artigos relacionados

5 pensamentos “Juízes federais lançam edital para indicar nomes para vaga de Teori”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar