Notícias
Mentira e burocracia: AGE de Petrolina deixa usuários descontentes com serviço oferecido
E, apesar de apresentarem facilidades, no final, a burocracia aparece bem pesada.
Com o número de inadimplentes no Brasil batendo na casa dos 63 milhões, de acordo com dados do Serasa, muitos estão à procura de formas de quitar suas dívidas ou buscar dinheiro para investimentos. Contudo, a burocracia costuma ser um impedimento na hora de conseguir um empréstimo pessoal.
É verdade que muitas instituições financeiras que oferecem empréstimo pessoal podem ter procedimentos burocráticos e demorados. E, apesar de apresentarem facilidades, no final, a burocracia aparece bem pesada.
É o caso da Agência Municipal do Empreendedor (AGE) em Petrolina. De acordo com a diretora-presidente da AGE Petrolina, Patrícia Souza, a AGE busca integrar e facilitar a prestação de serviços a diversas categorias empreendedoras do município. Porém, essa é uma meia verdade.
A história real é que existem entraves para quem quer fazer empréstimo na Agencia. Da recepção à sala da diretora é uma peregrinação, segundo testemunhas que tentaram pegar um empréstimo.
“Nos pedem tudo. Se brincar, até teste da Covid e tipo sanguíneo. Francamente, eles podem até conceder o empréstimo, mas é preciso ter muita paciência e resiliência. Caso contrario, é melhor desistir”, disse Carlos Antonio, microempreendedor.
Além de incluir apresentação de comprovante de renda, carteira de trabalho e outros documentos originais e um processo de solicitação que leva, em geral, mais do que 30 dias para conseguir o dinheiro, ser aprovado em um pedido de empréstimo com a Agencia Municipal do Empreendedor em Petrolina, pode ser um obstáculo intransponível a muitos petrolinenses, especialmente àqueles com um histórico ruim de crédito.