Notícias

 Missa do Vaqueiro de Petrolina marca o fim dos festejos de São João

Imagem relacionada
Na manhã do domingo (25), foi realizada a 76ª Missa do Vaqueiro. O evento, feito  às margens do Rio São Francisco, reuniu , centenas de homens e mulheres do campo e da cidade, para acompanhar o mais esperado momento de tradição, de religiosidade,de fé e  cultura do povo sertanejo. O evento marca o fim dos festejos juninos promovidos pela gestão municipal.
Com seus trajes típicos, e com a companhia do fiel cavalo, os vaqueiros percorreram cerca de 5 km até a chegada no palco montado próximo à orla do São Francisco. Sendo recepcionados padre José Guimarães e pelo coral  de Aboio de Serrita,  os vaqueiros entoaram orações e canções tradicionais de diversos cantores  da cultura nordestina.
Como acontece todos os anos, a emoção toma conta de todos , quando é dada  a bênção sobre os equipamentos que são  carregados pelos vaqueiros na sua lida do diária. Por fim, os participantes  receberem a água benta das mãos do Sacerdote. O padre explicou que a cultura do vaqueiro , tem que ser preservada, e que tem orgulho da cultura do sertanejo. “Este é um ato de preservação da fé e da cultura dos sertanejos. Os vaqueiros aguardam um ano inteiro para receber essa bênção divina e poder voltar à labuta desgastante na caatinga”, disse.
Depois da cerimônia religiosa, das homenagens , medalhas e troféus entregues , os  vaqueiros e o público presente, desfrutaram do show de  Sirano e Sirino.
Por Cauby  Fernandes
@lingua
(Fonte: Ascom PMP)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar