Em alguns pontos de Petrolina, propagandas de cartomantes e imobiliárias disputam espaço em postes de iluminação. A prática não apenas polui visualmente a cidade como é proibida pelo Código de Conduta da cidade. A utilização da publicidade de forma irregular gera multas que variam entre R$ 450 e R$ 1.800. Somente na zona central da capital do Sertão, 250 propagandas irregulares, como faixas, placas e cavaletes, foram removidos no primeiro semestre deste ano. No Centro da cidade, o excesso de propagandas irregulares tem incomodado os moradores.
Um residente que preferiu não se identificar denuncia cartazes colados recentemente, referentes a uma cartomante. “Não tenho nada contra o trabalho dessa senhora, mas o centro da cidade está horrível, o entorno da rua onde moro ficou imunda. Os postes estão todos grudados, tem cartazes com quase um meio metro de tamanho. Petrolina está ficando tão bonita, para vir alguém e estragar assim”, ele disse.
Junayra Mello, que reside na Areia Branca , é contra esse tipo de divulgação. “Entendo que algumas pessoas precisam anunciar, mas o espaço público não é o lugar ideal. Existem vários outros meios para divulgar seu produto e serviço, não precisa sujar os muros e postes da cidade. O que mais me incomoda é que a maioria das pessoas que colam esses anúncios não tem bom senso, os postes parecem estar de vestido com tanto papel colado. A rua fica feia, a cidade fica feia”, ela declara. Ela ainda acredita que a fiscalização deveria ser mais rigorosa.
O trabalho de fiscalizar essas condutas é responsabilidade da agentes municipais, que são norteados pelo Código de Postura do Município. A desobediência da lei resulta em advertência e punição a quem a desobedece.
É totalmente proibida a exploração de publicidade em canteiros centrais, calçadas, praças, poste de iluminação e árvores. A prefeitura notifica a pessoa para fazer a retirada, e o não atendimento acarreta em multa.
Promessas de adivinhações, trabalhos espirituais e de trazer a pessoa amada de volta espalhadas em cartazes por toda a cidade de Petrolina continuam aborrecendo muitas pessoas. Mesmo a prefeitura removendo os cartazes do poste, pessoas desconhecidas voltam a colocar as propagandas.