Política

Petrolina e a troca de favores em 2024: tem vereador usando exames e aposentadorias em troca de voto. O que era para ser de graça, é surrupiado por causa das eleições

As práticas clientelistas prejudicam sobremaneira a promoção de políticas públicas no âmbito municipal, pois individualiza e relativiza o acesso a determinados serviços que deveriam ser universais e coletivos para todo e qualquer cidadão.

O clientelismo é considerado prática comum nos Municípios brasileiros, caracterizado, principalmente, pela troca de favores entre políticos e seus eleitores. Apesar de ser uma atividade recorrente no meio político, considera-se um assunto ainda pouco estudado por advogados, principalmente quando relacionado à preservação dos direitos humanos.

As práticas clientelistas prejudicam sobremaneira a promoção de políticas públicas no âmbito municipal, pois individualizam e relativizam o acesso a determinados serviços que deveriam ser universais e coletivos para todo e qualquer cidadão. Assim, conclui-se que uma das causas para a deficitária promoção de políticas públicas pelas entidades municipais decorre de uma prática naturalizada desde a República Velha, a qual só poderá ser erradicada mediante medidas a longo prazo, aplicadas tanto aos agentes políticos quanto à sociedade que, lamentavelmente, se enraizou na cultura do apadrinhamento e favoritismo político.

A política tem pelo menos duas caras. A que se expõe aos olhos do público e a que transita nos bastidores do poder.Petrolina

Quantos vereadores foram denunciados por usarem hospitais, exames, remédios e até cirurgias, como moeda de troca para seus eleitores continuarem votando neles? Em Petrolina, o número de denúncias é enorme. Os chamados “fura-fila” são conhecidos da população, mas não existe uma grande cobrança por que muitos acham que isso é normal. Os serviços que eram para ser gratuitos viram moeda de troca para esses políticos oportunistas. E o pior de tudo é que o povo sabe que está sendo enganado.

Tem gente que é vereador que usa até o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para angariar votos. Existe até aquele que, ao invés de usar seu gabinete de vereador, usa os escritórios da entidade, liberando aposentadorias, dizendo que conseguiu o benefício porque tem cargo político. Uma pouca-vergonha.

Caixas d`água, cisternas e poços artesianos

Nesse ano eleitoral, como de costume, temos notícias que certos vereadores e pré-candidatos ligados a órgãos governamentais estão levando como “doação” para agricultores, caixas d`água, cisternas e poços artesianos. No entanto, no ato da entrega, a velha frase é ouvida por todos que estão ali: não esqueçam que fui eu, com meu esforço junto à força política do nosso grupo, que conseguimos essa maravilha de equipamento para vocês!

Pura safadeza e esperteza desses que se dizem representantes do povo ou que pretendem ser. Não dá para confiar! Atenção: começou o período de caça ao voto.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar