Notícias

Museu do Sertão será reaberto para o público em Petrolina

Museu do SertãoFechado para reforma em 2016 pelo ex-prefeito Julio Lossio, o Museu do Sertão será devolvido à população de Petrolina nesta quarta-feira (11), às 18h, em evento aberto ao público. 

A reforma do local incluiu pintura, reparo nas redes elétricas e hidráulicas, forro, impermeabilização, cobertura e grades. Uma das novidades é que alguns ambientes do Museu também ganharam climatizadores.

O Museu do Sertão foi fundado em 27 de outubro de 1973 e criado oficialmente em 21 de novembro de 1985, foi reformado, ampliado e reinauguração em maio de 1996, passando a ocupar uma área de 1.045 metros quadrados.

Seu acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções onde o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida, entre estas, peças pertences ao cangaceiro Lampião, Dom Malán, primeiro bispo de Petrolina, coronel Quelê, patriarca da família Coelho, Joãozinho do Pharol, pioneiro da imprensa escrita do interior do Nordeste, entre outros, com exposições permanentes setorizadas conforme as temáticas: sala das carrancas, casa nordestina, Rio São Francisco, cangaço e ícones nordestinos.

Um passeio de emocionar não somente os nordestinos, mas qualquer brasileiro interessado, não só na história do seu país, mas também na atualidade. As marcas do passado e presente do sertão, e também seus diferentes aspecto e características, estão conservados, estudados e valorizados no Museu do Sertão.

 

@língua

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar