Notícias

O que é Honoris Causa? Lula não recebe título, mas ganha festa em Cruz das Almas

 

Honoris causa é uma expressão em latim e usada atualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”. Normalmente, honoris causa é utilizada quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas no entanto tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas, como nas artes, na literatura, na política ou promovendo a paz.

Bom, dito isso,

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu, nesta sexta, 18, receber o título de doutor honoris causa, que lhe seria outorgado pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Mas, nem por isso, deixou de ir ao município de Cruz das Almas, sede da universidade, onde foi recebido com festa pela população.

Em discurso pronunciado em frente à UFRB, Lula disse que dedicava a homenagem aos negros e negras que conseguiram chegar à universidade. “Esse título não é meu, é de cada negro e negra que se formaram em uma universidade. Um pouco do sucesso da política e do acerto econômico é você ter consciência política de que lado você está”, disse Lula, em discurso para cerca de 1,5 mil pessoas, entre integrantes da comunidade acadêmica, militantes de movimentos sociais e simpatizantes.

Hoje é o segundo dia da “Caravana da Esperança”, que irá percorrer 25 municípios nos nove Estados do Nordeste. No discurso de hoje, o ex-presidente voltou a criticar o governo de Michel Temer. “Eles precisam aprender que não é possível governar sem ouvir e sem olhar na cara do povo. Eu digo pra vocês: guardem o meu título, que eu virei aqui pela quinta vez para receber meu título”, disse o ex-presidente.

Havia a expectativa de que a decisão que proibia Lula de receber o título fosse derrubada pelo TRF da 1° Região, mas, segundo a reitoria da universidade, a AGU (Advocacia Geral da União) não conseguiu responder a tempo para garantir a cerimônia, marcada inicialmente às 10h.

Às 10h32, porém, a universidade informou que cancelava em definitivo o ato por conta da decisão judicial, mas afirmou que seguirá com o propósito de entregar o título em reconhecimento à expansão universitária ocorrida em seu governo. O processo para que Lula fosse impedido de receber a homenagem foi movido pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia, do DEM, para quem Lula merecia “uma sentença, não uma homenagem”

@lingua

Com informação e foto do BHAZ

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar