GeralNotícias

Papo Cabeça: “O mundo do trabalho é dinâmico e competitivo, você está preparado?”

 

Desde o início da crise em 2008, não foi a primeira e nem será a última, que este fato tem repercutido diretamente nas profissões e nos empregos. Os índices do IBGE dão conta de 12 milhões de desempregados. Muitas lições tiramos dos momentos difíceis. Serve para filtrar as preferências do mercado em relação a quem nele atua e como atua. Serve para filtrar os bons profissionais, para lapidar algumas empresas e empresários que, ás vezes, são desleixados com a marca, produto, concorrente, com capital humano, muitas lições. Quando não há saída, a redução de custos é necessária e começa pela redução de colaboradores. Sobrevivem apenas os bons com características proativas, competências e habilidades empreendedoras. A capacitação constante com aperfeiçoamento conta muito para quem quer se manter vivo e ativo. Quem não quer ser demitido e pleiteia um crescimento na carreira mesmo em tempos difíceis, precisa se manter atualizado, com visão holística e vanguardista da profissão e de tudo o que envolve o seu ambiente de trabalho aliados às novas tecnologias.

Ser dinâmico com facilidades para adapções é primordial, para manter e crescer efetivamente dentro da área de atuação. Neste momento, não vale pensar apenas nas dificuldades é preciso planejar e agir. Parar não resolve, invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional, focalize nas oportunidades e mantenha-se em movimento. O mercado está cheio delas. Ficar esperando um milagre e não agir, não dá, seja o milagre que você precisa!

O mundo mudou, as relações de mercado mudaram e exigem mudanças continuas! Ninguém pode se dar ao luxo de continuar fazendo a mesma coisa, do mesmo jeito e querer resultados diferentes. Quer resultados diferentes? Faça diferente, seja diferente. As pessoas mudam só você ainda não acordou. Estudos de mercado provam mudanças também na forma de se aprimorar e se adequar dentro das áreas de competências. Enquanto você não mudar o seu mindset (Sua forma de pensar e agir), vai continuar da mesma maneira. Todos nós temos desafios. Viver é uma arte, conviver com pessoas nas empresas, ás vezes é tenso, as empresas estão cheias de pessoas tóxicas. A grande maioria das empresas também não investe no crescimento do colaborador por medo que ele cresça intelectual e profissionalmente e deixe a empresa. Sobre a pergunta: Você está preparado para o dinamismo que o mercado exige? Minha orientação é, foque em seu desenvolvimento pessoal/profissional todos os dias.

Qual bom empresário de visão não deseja ter em sua empresa um profissional qualificado, preparado, visionário, águia, para ajudá-lo a fazer a sua empresa crescer? Então, para quem é bom profissional, nunca haverá crise suficiente para abatê-lo, ele é resiliente, generalista, guerreiro e para estes, sempre terá boas oportunidades. Sempre é tempo de recomeçar. A escolha é sua. Você quer entrar no trem ou ficar na estação? Quer ficar a toa na vida vendo a banda passar ou tocar na banda? No final, a decisão será sempre e somente sua! Saia da caixinha do emprego e foque na empregabilidade. Fuja da crise existencial. Seja o profissional que o mercado deseja e precisa.

Sérgio Martins é especialista em psicologia jurídica, gestor de pessoas, jornalista Reg. 6056 DRT/PE, radialista Reg. 3.700 DRT/PE e mestre de cerimônias (87) 9 9997.7661. falecompapocabeca@gmail.com

Artigos relacionados

8 pensamentos “Papo Cabeça: “O mundo do trabalho é dinâmico e competitivo, você está preparado?””

  1. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  2. Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to send you an e-mail. I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it expand over time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar