O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), avisou que o projeto da Reforma Administrativa seguirá para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta sexta-feira (21). Paulo deverá manter as 22 secretarias, além da Casa Militar e Procuradoria Geral do Estado, que possuem status de secretarias.
“Estamos trabalhando com o número de pastas atual, que foi reduzido lá ainda por Eduardo Campos a gente deve manter. O que a gente deve fazer são algumas alterações para otimizar o serviço. A gente quer oferecer serviços públicos melhores a Pernambuco e esses quatro primeiros anos mostraram que precisam de ajustes que é o que a gente vai fazer com esses projetos que a gente vai mandar amanhã”, disse.
Comentários de bastidores davam conta de que quatro secretarias sofreriam alterações, ou seja, algumas poderiam ser fundidas ou até mesmo criadas. Oficialmente, os secretários devem ser anunciado apenas na próxima semana, nos dias 27 e 28 de dezembro.
“Temos uns dias ainda para conversar com os partidos, conversar com a nossa equipe, conversar com as novas pessoas que vao ingressar no Governo a partir do ano que vem. Eu tenho um dever de casa meu para fazer ainda para fazer até o dia 28”, disse Paulo Câmara.
Sobre a relação com o Partido Republicano (PR), que agora é presidido no Estado pelo prefeito oposicionista de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o governador preferiu remeter às boas relações mantidas com outros membros da legenda, como o deputado federal Sebastião Oliveira.
“A gente tem a participação do Governo do deputado Sebastião Oliveira, que é do PR. A base do PR na Assembleia nos apoia. A gente tem uma relação muito boa com eles. Eu vou continuar conversando tanto com Sebastião Oliveira quanto com os deputados do Partido Republicanos, do PR, porque nossa intenção é agregar cada vez mais . Eles tem me ajudado muito a governar Pernambuco e vão continuar me ajudando nos próximos quatro anos”, avisou.
SAÚDE – O Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco passará a contar com investimentos mensais de R$ 2,4 milhões do Governo Federal. A portaria para liberação do repasse foi assinada, no final da manhã desta quinta-feira (20), pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que liberou também um reforço mensal de R$ 1 milhão para habilitação da unidade especializada em hemodiálise do Hospital de Santo Amaro, ligado à Santa Casa de Misericórdia. O governador Paulo Câmara recebeu o ministro no Palácio do Campo das Princesas.
*Com informações de Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco