Notícias

Petrolina: cidadãos precisam saber que se candidatar não quer dizer vencer

Por isso, é importante sempre ouvir a voz da razão, se conhecer, fazer uma análise fria do texto e do contexto que a situação envolve

Em outubro ( se a Covid-19 estacionar), os brasileiros irão às urnas para escolher seus prefeitos e vereadores. Em Pernambuco, segundo estimativas serão mais de 19 mil candidatos concorrendo a mais de 2.139 vagas de vereador, parte deles tentando uma vaga na Câmara Municipal pela primeira vez. Além das dificuldades comuns às candidaturas de primeira viagem, há um pequeno grupo que enfrenta um desafio ainda maior: o de se lançar na política sem “padrinhos” políticos ou histórico em movimentos sociais e ou estudantis.
Acredita-se que muitos candidatos nessa situação encaram a primeira eleição como uma forma de construir um nome para futuras disputas, ou existem aqueles que enxergam numa eleição, uma chance de ter um salário melhor e refazer suas vidas em pelo menos quatro anos.  Justamente nesse ponto encontramos vários problemas, um deles, é que fica notadamente sabido que muitos candidatos  não têm uma  visão clara do que é a política em si, e por essa razão, são franco-atiradores,não respeitarão regras quando o  objetivo é fortalecer sua imagem e se tornarem mais conhecidos aos olhos dos eleitores. Um perigo real e, que pode causar sérios danos ao próprio candidato, como ao seu partido.
Outro ponto que serve como alerta, vai para aqueles que foram convencidos a se tornarem candidatos sem ter a mínima vocação para serem políticos. Existem vários exemplos de pessoas que são bem quiistas nos lugares onde residem, e um amigo ou político “esperto chegou ao seu ouvido e disse que ele tinha potencial para ser um excelente candidato. Vale lembra que nem sempre, as pessoas estão preparados para críticas e provocações que, com certeza, depois de expor que é candidato, elas aparecerão.
Por isso, é importante sempre ouvir a voz da razão, se conhecer, fazer uma análise fria do texto e do contexto que a situação envolve. É preciso sangue frio para se tomar essa decisão importante.Outro grande problema com os franco-atiradores, são as formas utilizadas pelos candidatos para driblar dificuldades financeiras, que  é o de se expor com nomes obscenos ou músicas com tom humorístico na propaganda eleitoral. Como precisam ser reconhecidos para que sua candidatura seja competitiva, muitas vezes eles utilizam esse tipo de recurso. Entretanto, os candidatos correm o risco de serem vistos com descrédito pelos eleitores.
.
É preciso lembrar que os vereadores desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Isso, considerando que “eles devem fiscalizar o poder executivo, especialmente o prefeito, e legislar sobre assuntos de interesse do município.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar