Notícias

Petrolina: cidade virou centro regional de disseminação do coronavírus

Hoje, o novo coronavírus já está em todos os bairros da cidade,nos Distritos, e ainda nos projetos e assentamentos. Algumas dessas áreas , aliás, já registram transmissão comunitária e viraram um centro de disseminação regional do vírus.

Petrolina registra agora  215 casos da covid-19. A cidade está com transmissão comunitária e virou um centro de disseminação regional do vírus. Sendo uma cidade que recebe pessoas vindo de todas as partes do País, o controle se tornou missão dificílima para as autoridades sanitárias do município.

Sem ter feito barreiras sanitárias nas entradas e saídas do município, Petrolina colhe os resultados de um planejamento que não foi colocado em prática logo no inicio da Pandemia. Nesse momento  um grave problema se instalou na cidade: a taxa de contaminação nos bairros periféricos cresceu assustadoramente. Bairros como João de Deus,São Gonçalo e Jardim Petrópolis estão descobertos sem atendimentos e acompanhamentos dos casos suspeitos da Covid-19.

Hoje, o novo coronavírus já está em todos os bairros da cidade,nos Distritos, e ainda nos projetos e assentamentos. Algumas dessas áreas , aliás, já registram transmissão comunitária e viraram um centro de disseminação regional do vírus.

A cidade tem  5 entradas e saídas, sendo a sexta no aeroporto, porém, em nenhuma delas foram feitas barreiras sanitárias. Quem vem de Sobradinho na Bahia, pode desviar o caminho e entrar pela estrada da Tapera que tem sido uma das portas de entrada para o vírus. Quem está vindo de Casa Nova entra pela estrada do Aeroporto, porém, antes passa por diversos projetos e assentamentos.

Os quem vem de Afrânio e Dormentes, entram por Rajada, e do Distrito até o Centro da cidade existem diversos povoados e assentamentos. Do mesmo modo os que entram por Izacolandia. Desse distrito até o Centro da cidade, é onde se concentra o maior número de povoados, assentamentos e vilas do projeto Senador Nilo Coelho.

A ponte presidente Dutra é outra grande entrada e saída. Porém, essa seria a mais fácil de se fazer o controle sanitário. Pelo Aeroporto também seria fácil montar uma barreira sanitária. Essas são algumas recomendações que foram elencadas em diversos encontros, mas que não foram postas em prática  pela prefeitura de Petrolina. E hoje, a cidade está com transmissão comunitária e virou um centro de disseminação regional do vírus.

É hora de tomar providencias mais rígidas ou a pandemia se tornará pior do que já está. Enquanto  a vizinha Juazeiro que fez barreiras sanitárias tem apenas 55 casos, Petrolina que não tomou providencias chega a 215 casos se tornando o epicentro do Vale do São Francisco.

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar