Notícias

Petrolina na vanguarda do segundo turno nas eleições

Está comprovado que em cidades que tem a segunda rodada em eleições, fica mais fácil o eleitor conhecer a face real dos candidatos e, mostra de verdade quem é quem, seus comportamentos e suas reais intenções para o município que o candidato deseja governar.

 

Existem dois tipos de eleições: as gerais e as municipais, que se intercalam de dois em dois anos. Ou seja, se neste ano você vota para Presidente da República, por exemplo, daqui a dois anos estará votando para prefeito de sua cidade. Passados mais dois anos, é hora de votar para quem irá assumir a presidência novamente.

Quanto às eleições municipais, há uma observação a ser feita: nem todos os municípios possuem segundo turno para prefeito. Nas cidades com menos de 200 mil eleitores – ou seja, brasileiros alistados considerados aptos a votar de acordo com o art. 14 da Constituição – por exemplo, ganha o candidato a prefeitura mais votado.

PERNAMBUCO

Dos 185 municípios pernambucanos, apenas 14 têm o direito de disputar um segundo turno nas eleições. Petrolina está neste seleto grupo pela primeira vez em sua história. No Brasil são apenas 95 municípios, entre os 5.570 existentes, que têm o privilégio de disputar uma eleição em dois turnos.

A eleição em dois turnos com certeza é mais democrática, isso porquê, permite um melhor debate entre os concorrentes e dá ao eleitor a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos candidatos.

Está comprovado que em cidades que tem a segunda rodada em eleições, fica mais fácil o eleitor conhecer a face real dos candidatos e, mostra de verdade quem é quem, seus comportamentos e suas reais intenções para o município que o candidato deseja governar.

Petrolina se torna mais rica neste momento. Sem dúvidas, a Capital do Sertão é uma cidade cosmopolita, sintonizada, com o novo, e não deve deixar essa histórica oportunidade passar em branco, segundo turno é vanguarda.

Principais dúvidas sobre votar no segundo turno

Ao ter conhecimento a respeito de um segundo turno das eleições, é comum que também surjam dúvidas. Mas fique tranquilo! Iremos te ajudar a exercer seu papel de eleitor consciente.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?

Para quem não conseguiu comparecer às urnas no primeiro turno, pode ficar tranquilo e votar normalmente no segundo. Essa medida só é possível porque, para a Justiça Eleitoral, cada pleito é considerado uma nova eleição.

Porém, esse direito só é garantido se o eleitor estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Para quem não justificou o voto no dia das eleições, a medida deve ser feita em até 60 dias após o turno. Nesses casos, o eleitor pode, ainda assim, exercer seu direito ao voto no segundo turno.

 

Não me identifico com nenhum dos dois candidatos. E agora?

Em um segundo turno, existe a possibilidade de que o candidatoem que você votou no primeiro turno não esteja concorrendo. E que, por causa disso, você acabe não se identificando com as propostas de campanha de nenhum dos dois. O que fazer?

Assim como no primeiro turno, existem algumas possibilidades: você pode invalidar seu voto, justificá-lo ou analisar os dois candidatos – plano de governo, propostas, declarações públicas e afins – e decidir por um dos dois.

Nas duas primeiras opções, o seu voto não é contabilizado. Ou seja, não afeta em grandes proporções no resultado final. Entretanto, ao votar em branco ou nulo, o candidato que está em primeiro é beneficiado. Isso pois, ao diminuir a quantidade de votos válidos, ele, automaticamente, precisa de menos votos para se eleger. Já na terceira opção, existem menos candidatos para analisar. Independente da escolha, todas as opções são de direito do eleitor.

O que levar para o dia da votação?

Assim como no primeiro turno das eleições, as regras quanto à documentação no segundo turno são as mesmas. É necessário ter em mãos:

  • Qualquer documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e afins)
  • De preferência, seu título de eleitor, já que nele contém sua zona e seção eleitoral.
  • Se preferir, você pode baixar o aplicativo e-título, que também contém todas as suas informações eleitorais e, caso tenha feito a biometria, também substitui a necessidade de um documento com foto.
Tags

Artigos relacionados

4 pensamentos “Petrolina na vanguarda do segundo turno nas eleições”

  1. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one nowadays.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar