Notícias

Petrolina ocupa 2° lugar em cidades com grandes Populações em Situação de Rua

A vulnerabilidade social cresce e tem se tornado um grande problema na cidade.

A população em situação de rua cresceu 140% a partir de 2012, chegando a quase 222 mil brasileiros em março deste ano, e tende a aumentar com a crise econômica acentuada pela pandemia da Covid-19. Entre as pessoas sem moradia estão desempregados e trabalhadores informais, como guardadores de carros e vendedores ambulantes.

Além de atualizar dados sobre esse grupo social, duas pesquisas recém-concluídas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) alertam: a propagação do novo coronavírus aumenta a vulnerabilidade de quem vive na rua e exige atuação mais intensa do poder público.

Sertão de Pernambuco

População em situação de rua e o direito à moradia em tempos de Covid-19 -  Gaspar GarciaA cada dia que passa, Petrolina vem dando passos contrários e  presentando um alto índice de crescimento desde 2018 na População  em situação de Rua.  A vulnerabilidade social cresce e tem se tornado um grande problema na cidade. As pessoas comuns, estão com receio e medo de passarem por certos locais da cidade por que foram tomados pela população em situação de Rua.

Não era para estar assim, até porquê, dinheiro no cofre da cidade não falta. Petrolina recebeu quase 2 MILHÕES DE REAIS do fundo Nacional da Assistência Social que era justamente para ser usado nessa finalidade. Porém, se foi usado, usaram de maneira errada, até por que a cidade nesse sentido está um caos.

Centro Pop de Petrolina passará a funcionar em novo endereço a partir de  amanhã | Blog do Carlos BrittoDe  acordo com um diagnóstico sobre migrantes, a cidade que se vangloria por seu progresso, está em segundo lugar no ranking de cidades com grandes populações em situação de Rua. Pasmem! A cidade só fica atrás do município de Caruaru, segundo números revelados pelo Censo SUAS.

No estudo “População em Situação de Rua em Tempos de Pandemia: Um Levantamento de Medidas Municipais Emergenciais”, o Ipea mapeou, por meio dos sites oficiais, as principais medidas de assistência adotadas pelas prefeituras. As ações mais reportadas são: abrigamento (12), higiene (9) e alimentação (8). Menos frequentes são ações como centros emergenciais de serviço (2) e atividades específicas de orientação (6) para usuários de álcool e outras drogas, pessoas com transtornos mentais e iniciativas específicas para crianças e adolescentes em situação de rua.

Locais com maiores aglomerações de moradores em Situação de Rua

O tamanho do município, bem como seu grau de urbanização e de pobreza estão associados ao número de pessoas morando nas ruas, o que indica a necessidade de políticas públicas adequadas a essas cidades.

Com o inverno, acolhimento de moradores de rua é intensificado em  Araraquara e São Carlos | São Carlos e Araraquara | G1O Centro da cidade concentra a maior parte Moradores de Rua. Em locais como a Rodoviária, Restaurante Popular, Praça do galo, Mercado Turístico e Praça Dom Malan, é grande e crescente o número de pessoas circulando por essas áreas. Por conta dessa situação, os números de relatos de ataques e de assaltos praticados por essa população só cresce e tende a aumentar. É preciso urgência para tratar tal assunto.

Tags

Artigos relacionados

8 pensamentos “Petrolina ocupa 2° lugar em cidades com grandes Populações em Situação de Rua”

  1. Não precisava nem de pesquisas, quem anda na rua já percebeu isto a muito tempo, só o prefeito e os seus que não enxergaram e vão continuar cegos,a bola da vez é tentar enganar para ser governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar