Política
Petrolina poderá ter prefeita eleita em 2024; Conheça quem vem sendo destaque
Nomes femininos podem tirar o poder que hoje está nas mãos da família Coelho
Com a aproximação do pleito de 2024, as especulações entorno dos nomes fortes, tem esquecido nomes femininos que podem ser o diferencial na próxima eleição. As mulheres em todo o País, ao longo dos anos, cada vez mais se fortalecem politicamente.
Não basta apenas dizer que elas são boas no que fazem, não! Elas são excelentes! Em Petrolina, já foi provado que mulheres no comando fazem revoluções. As secretárias municipais que aqui passaram, deixaram marcas indeléveis de bom trabalho e afinco.
Nomes como o da secretária de Ação Social, Célia Regina, que, além de ser de excepcional conduta, mostrou que os programas sociais, podem trazer mudanças significativas na vida, principalmente, dos moradores nas periferias.
Lucia Giesta, que foi outra grata surpresa como secretária de Saúde, implementando inovações na área médica, fazendo um papel belíssimo como gestora. São apenas dois exemplos passados que demonstram a força e a capacidade feminina.
Recentemente, Dulci Amorim, ex-deputada e, hoje, está assessora da governadora, bem como, Lucinha Mota, ex-secretária estadual e hoje, está vereadora, são duas vozes que ecoam na cidade que mais cresce no Nordeste. Ambas, tem uma visão diferenciada: Dulci, a luta pelos professores, pelo homem do campo. Lucinha, a luta pelos direitos humanos, pela justiça e excelente postura como legisladora.
Essas duas mulheres, podem trazer grande repercussão positiva no cenário político municipal que está sendo traçado pelos que sabem lidar com a política.
Uma candidatura feminina sempre é mais difícil de chegar a uma vitória, até porque, a luta contra o patriarcado machista na política, sempre vai existir, é forte e detesta vozes contrárias ao autoritarismo, principalmente em se tratando de vozes femininas.
Petrolina sempre foi dominada politicamente por machos alfa, e o pior, aqueles que se acham donos da cidade. No entanto, no passar dos tempos, essa forma de política vem sendo mudada, ainda que em ritmo lento.
Existem forças trabalhando para que uma chapa de mulheres seja levantada na cidade. Se isso se concretizar, será uma nova história que vai se escrever. Petrolina merece uma gestão mais participativa, mais sensível e mais transparente. Infelizmente, as duas últimas gestões não foram tão transparentes, surgiram máculas pós- gestão e, isso é verazmente ruim para o município.