Notícias

Petrolina: por que Maria Elena  desistiu da eleição da presidência da Câmara? Gaturiano Cigano, Osório Siqueira e Manoel da Acosap também jogaram

Campanha articulada, nome na boca dos vereadores e, de repente, a candidata pulou do barco. Mas não se engane. Nem sempre esse tipo de desistência é o que parece.

Era uma hipótese que vinha sendo ventilada há tempos, mas o anúncio da desistência de Maria Elena (MDB) da corrida pela presidência da Câmara de Petrolina , mexeu com o jogo eleitoral dentro dos corredores da Casa Plínio em Petrolina. Dias antes, os também  candidatos, Osório Siqueira, Gaturiano Cigano e Manoel da Acosap, nomes substancialmente fortes, também desistiram de concorrer ao cargo, abrindo uma passarela para o agora eleito, Aero Cruz.

Desde sempre, o jogo eleitoral foi feito de desistências aos 45 minutos do segundo tempo. Mas não se engane. Contrariando as leis da Física, neste assunto, nem toda queda é para baixo. Com Maria Elena foi assim: campanha articulada, nome na boca dos vereadores e, de repente, a candidata pulou do barco. Mas não se engane. Nem sempre esse tipo de desistência é o que parece.

Em comum é que raramente estas desistências não são por falta de opção de bons nomes. As vezes o cara que ganha nem é tão competente e nem o melhor nome. Normalmente são decisões estratégicas em que, nos bastidores, o candidato ou a bancada, seja de oposição ou situação, sai ganhando. Quando um nome é lançado, isso já é uma estratégia. E muitas vezes a estratégia não é nem chegar a cogitar ocupar  a cadeira da presidência da Câmara de vereadores, mas simplesmente fazer algum barulho. É, em algum grau, o que ocorreu com a  vereadora Maria Elena de Alencar. Ela se lançou sabendo que iria ser barrada e então, barrada ou desistindo, tentaria transferir a sua influência.

Jogo do faz de conta

Tem casos em que o candidato se apresenta, desiste e concorre a uma vaga dentro da Mesa Diretora. Isso é para ter alguma capacidade de barganha. Ou então ele se lança como nome a presidência para verificar suas potencialidades em tomada de decisão no partido. Depois, sabendo que a candidatura é inviável e pretendendo manter-se em algum cargo, se lança em outra vaga. É uma tentativa de valorizar o passe.

É um jogo que acontece desde sempre. Maria Elena, Gaturiano Cigano e Manoel da Acosap, sabem muito bem jogar esse jogo, sabem das regras.

A nova Mesa Diretora será formada por Aero Cruz, presidente; Manoel da Acosap (DEM), 1º vice-presidente; Diogo Hoffmann (PSC), 2º vice-presidente; Zenildo do Alto do Cocar (MDB), 3º vice-presidente; Rodrigo Araújo (Republicanos), 1º secretário; Capitão Alencar (Patriota), 2º secretário; e Gaturiano Cigano (DEM), 3º secretário.

Os nomes de Gaturiano Cigano e Manoel da Acosap, vão figurar nos próximos dois anos nessa nova leva da Mesa diretora em Petrolina (barganha). Quanto a Osório Siqueira e Maria Elena, os termos e os acordos não foram revelados. Porém, existe debaixo dessa jogo de faz de conta, acordos para não deixar em branco tais desistências.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar