Notícias

Petrolina registra 15% de aumento em casos da Covid-19 em 4 dias depois da reabertura do comércio.E agora prefeito? Vai engatar a marcha à ré ou vai acelerar?

Um conjunto de incertezas e questionamentos está pipocando em Petrolina, no sertão de Pernambuco. É que por lá, o prefeito decidiu que era hora de abrir o comércio de forma mais acelerada, desobedecendo o decreto do governador Paulo Câmara. A abertura do comércio aconteceu no dia 1º de junho.

Em menos de 4 dias, os números de infectados pela  Covid-19, já cresceu mais de 15% na cidade, saindo de 268 infectados no dia 1º de junho, para 298 infectados neste dia 4 de junho. Depois que decretou a reabertura do comércio o prefeito justificou que sua decisão teve como  base,  um conjunto de dados estatísticos. Ao que parece, esses dados estavam errados, e a tendencia agora, é haver mais crescimento de casos na cidade.

O prefeito de petrolina quando apresentou o decreto,  não mostrou nada em termos de planejamento para o caso de ocorrer aumento do número de infectados devido a flexibilização da quarentena. O que vai acontecer quando crescer o número de casos?

Não basta ele torcer para que isto não ocorra ou jogar a culpa para a população que não fez a sua parte. Este crescimento já ocorreria devido ao processo de interiorização do coronavírus, mas, com base em experiencias de outras cidades, a flexibilização vai fazer aumentar os casos com mais velocidade.

E agora? O prefeito vai decretar novo fechamento do comércio? Vai engatar a marcha à ré? O que irá ocorrer nos bairros mais afetados? Existe um plano para ser posto em prática por bairros? Pelo que estamos vendo, não existe nada disso.

A impressão que passa é que o Prefeito não tem um plano para colocar em prática no caso de aumento do número de casos. Ficou parecendo que ele acha que se o número de casos aumentar, basta dar uma pausa na flexibilização que tudo se resolve. Não é assim que funciona no mundo real, só no mundo da fantasia. E com o aumento do número de casos, os estabelecimentos voltariam a fechar? Qual seria o novo impacto disto para a saúde e para a economia? O empresário acabou de demitir o(s) funcionário(s). Com a flexibilização ele o(s) recontrata(m). O número de casos pós flexibilização aumenta e o comércio tem que fechar de novo. O empresário vai demitir de novo o(s) funcionário(s)? Qual o custo de tudo isso?

E agora prefeito? Vai engatar a marcha à ré, ou vai acelerar?

A Prefeitura de Petrolina realizou 352 testes rápidos nesta quarta-feira (3), confirmando 8 novos casos da covid-19. São 5 homens com idades entre 25 e 64 anos e 3 mulheres entre 32 e 46 anos. Além do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), outros laboratórios privados enviaram resultados positivos, totalizando mais  6 casos: um menino de três anos de idade, 2 homens de 59 e 72 anos e 3 mulheres de 31, 36 e 45 anos. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Com esses 14 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 298. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 218 confirmações e 80 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 101 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar