Notícias

Piracema: período de defeso termina hoje, 28 de fevereiro

Terminou a Piracema. Esse é o período de restrições para a pesca (defeso) em Petrolina. Estabelecida por Lei Nacional, as regras para a captura de peixes nas bacias hidrográficas do leste do estado e dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco durante o período da piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro do ano subsequente, são cumpridas rigorosamente, e dizem respeito às normas para pesca nessa época em que os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem.

A pesca de espécies nativas que até então estavam proibidas em toda Bacia do Rio São Francisco e a de espécies exóticas (com origem em outros países) e alóctones (com origem em outros estados) estava restrita a 5 kg por dia, ou por jornada de pesca, por pescador. A pesca amadora e de subsistência, embarcada e desembarcada, estavam permitidas desde que observadas as restrições constantes nas portarias e demais legislações em vigor.

Segundo o IBAMa, durante o período da piracema, ficou restrita a prática da pesca para todas as categorias, no perímetro compreendido entre mil metros acima e mil metros abaixo das barragens, usinas hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras.

Responsáveis pelo Órgão, explicam que as restrições durante o período da piracema têm como objetivo garantir que os peixes nativos da região possam procriar em seu período de reprodução. O período da piracema é fundamental para a reposição das espécies que vivem nos rios, barragens e represas do estado.

Piracema

De origem tupi, a palavra piracema significa “subida do peixe” e diz respeito ao período em que os animais buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.

Artigos relacionados

1 pensou em “Piracema: período de defeso termina hoje, 28 de fevereiro”

  1. Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar
Fechar