Notícias

Polêmica: Valgueiro diz que atual gestão deixou de repassar “de propósito” notificações do TCE-PE a Lossio sobre contas de 2016

Em entrevista à imprensa, o líder oposicionista explicou que as notificações do TCE-PE foram encaminhadas ao e-mail institucional da prefeitura há dois anos, quando o prefeito já era Miguel Coelho (MDB). Lossio, por sua vez, não tinha como ter acesso a esse e-mail, já que havia concluído seu mandato.

Líder da bancada de oposição na Casa Plínio Amorim e aliado de primeira hora do ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio (PSD), o vereador Paulo Valgueiro (MDB) pôs mais combustível no incêndio acerca da rejeição de contas de Lossio referentes ao exercício 2016 (último ano da gestão), recomendada esta semana pelo TCE-PE. Ao mesmo tempo em que elogiou a lisura do trabalho realizado pelo Tribunal, Valgueiro a atual gestão não repassou “de propósito” das informações sobre as contas do antecessor.

Em entrevista à imprensa, o líder oposicionista explicou que as notificações do TCE-PE foram encaminhadas ao e-mail institucional da prefeitura há dois anos, quando o prefeito já era Miguel Coelho (MDB). Lossio, por sua vez, não tinha como ter acesso a esse e-mail, já que havia concluído seu mandato.

Nenhuma dessas notificações foram repassadas ao ex-gestor para que ele preparasse sua defesa através do seu corpo técnico, dos ex-secretários. E causou estranheza porque ele só tomou conhecimento da rejeição das contas através da imprensa, sem ter recebido em nenhum momento notificação pessoalmente pra ele”, garantiu.

Valgueiro disse ser normal a elaboração de um relatório prévio feito pelo Tribunal acerca da administração pública. A partir disso o gestor entra com sua defesa e o TCE-PE faz o julgamento dessas contas através suas câmaras. Como esse trabalho atualmente é feito somente por meio eletrônico, o vereador argumenta que Lossio ficou impossibilitado de receber as notificações. “Cabia a quem prestou as contas encaminhá-las ao ex-prefeito Julio Lossio e aos ex-secretários para que eles fizessem a defesa. Logicamente quem está hoje à frente do município não tinha interesse nenhum em fazer a defesa do ex-prefeito”, frisou.

Valgueiro disse ainda ter “100% de certeza” que alguém da atual gestão teve acesso ao e-mail da prefeitura e não repassou as notificações ao ex-gestor de propósito.

Expectativa

Deixando claro que os advogados de Lossio estão se movimentado para anular esse primeiro julgamento, Valgueiro disse que a decisão é reversível, uma vez que aconteceu apenas e uma das câmaras do TCE-PE. A partir de então, segundo ele, Lossio vai se inteirar dessas contas e apresentar, por meio dos seus advogados, as defesas cabíveis. Mostrando-se tranquilo, Valgueiro destacou que todas as contas do ex-prefeito, desde 2009, foram aprovadas e disse não ter dúvidas que as de 2016 também serão. A reportagem vai entrar em contato com a assessoria do Governo Miguel Coelho sobre as declarações do líder oposicionista.

Texto de Antonio Carlos Miranda (ACM) do Blog Carlos Britto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar