NotíciasPolítica

Por que todo político quer comandar a Codevasf?

A briga por esse espaço, começa agora

A predileção de diversas correntes políticas pela Codevasf não é gratuita. A Codevasf é uma espécie de prefeitura paralela de Petrolina. O controle do orçamento da empresa, responsável por obras de infraestrutura, inclusive saneamento, e projetos de irrigação na bacia do Rio São Francisco, é uma mina de diamantes.

Com a companhia na mão, a qualquer político é  permitido carrear recursos federais para Petrolina e para dezenas de cidades, e isso, sem a mínima dúvida, rende votos e influência política em qualquer cidade, e principalmente em Petrolina, que é consolidada como a maior cidade do Vale do São Francisco, e  polo de produção de frutas para exportação do país, como uva, manga, goiaba, coco e pera.

Entenda por que é imprescindível ter o controle da Companhia

Os programas e as ações da Codevasf têm como foco principal o desenvolvimento regional. A revitalização da bacia do rio São Francisco, os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), o Projeto Amanhã, o Programa de Desenvolvimento Florestal, as ações ambientais, entre outras iniciativas, permitem que a Companhia crie novas perspectivas e oportunidades para a comunidade. Apesar de representarem potencial de desenvolvimento, essas ações precisam ser articuladas visando contribuir para organização, crescimento e melhoria da economia regional, gerando emprego e renda para a população.

Todos esses programas exigem gerenciamento, acompanhamento, operacionalização, articulação institucional, fiscalização e implementação, além de um grande esforço empreendedor. Em geral, são medidas que partem de uma realidade que têm como característica básica a escassez de iniciativas ou trabalhos concretos. Os programas e as ações da Codevasf promovem mudanças e permitem que o crescimento chegue à sociedade.

Tendo todo esse potencial nas mãos, quem desistiria de uma joia desse quilate?Ninguém. Agora entendemos o por quê dos olhos grandes, dos grandes na Codevasf. Tá explicado. Ora, a briga por esse espaço, começa agora. Quem vai ficar com ela?

 

Artigos relacionados

7 pensamentos “Por que todo político quer comandar a Codevasf?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar