EconomiaNotíciasPolítica

Previdência: Bolsonaro propõe idade mínima de 62 (homem) e 57 (mulher)

Proposta de Temer era de 65 (homem) e 62 anos (mulher)

presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista ao ‘SBT’, nesse quinta-feira (3), que a reforma da Previdência proposta pelo seu governo prevê idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. O militar explicou que a idade subiria um ano quando a reforma entrar em vigor e outro em 2022.

Bolsonaro não mencionou, no entanto, se essa idade valeria para os trabalhadores do INSS e servidores públicos. Contudo, técnicos da área econômica consultados pelo ‘Globo’ afirmam que o presidente se referia aos servidores públicos, que já precisam atingir 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres) para solicitar o benefício. No caso do INSS, atualmente não há idade mínima para requerer o benefício.

Sobre atingir os 65 para homens e 62 para mulheres, como proposto pela reforma apresentada pelo ex-presidente Michel Temer, Bolsonaro diz que a decisão de continuar aumentando a idade mínima para se aposentar ficará com o seu sucessor.

A ideia inicial seria aumentar para 62 anos (a idade dos homens) e 57 anos (das mulheres). Não de uma vez só. Um ano a partir da promulgação e outro ano a partir de 2022. O futuro presidente reavaliaria essa situação, entre 2023 e 2028, passar a idade para 63 anos, 64 anos.”

Se os planos de Bolsonaro forem concretizados, a reforma será menos agressiva do que se esperava e não terá o efeito esperado pelo mercado, que é de travar a trajetória crescente do déficit da Previdência.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar