Notícias

Rede UniFTC aposta em ambientes virtuais para manter alunos em ritmo de estudo

As aulas começaram nesta segunda-feira, 23, e atendem os critérios estabelecidos pelo MEC

A pandemia do Coronavírus tem exigido de todos os setores da sociedade ações que estejam diretamente vinculadas à inovação e tecnologia. Com a educação não foi diferente. Decretos estaduais e municipais proibiram, para o bem de todos, a permanência dos estudantes nas salas de aula. Então, como manter o movimento de aprendizado e conhecimento se precisamos manter, também, o isolamento social?

Diante deste cenário mundial, a Rede UniFTC disponibilizou a partir desta segunda, 23, salas virtuais de aprendizado aos estudantes. O objetivo é manter as aulas teóricas dentro do cronograma já previsto, de maneira que os alunos possam continuar o processo de desenvolvimento de conhecimento e que sigam em contato com os colegas e professores.

 

“O contexto é de incertezas, mas a UniFTC tem um compromisso com os sonhos de muitas pessoas. O conhecimento precisar continuar em movimento e a instituição também, mesmo enfrentando desafios para entregar o melhor em educação para nossos alunos. No ambiente virtual, a interação, a troca de experiências, atividades e o aprendizado seguem normalmente. A comunidade acadêmica prossegue em movimento. Os professores desenvolvendo aulas modernas no padrão da UniFTC e os alunos podendo acessar um conteúdo de qualidade”, reforçou o diretor das faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro, Andrei Mello.

Para permitir que haja integração de todos os estudantes de uma turma, as disciplinas teóricas serão ministradas nos dias e horários que aconteceriam as aulas presenciais, seguindo a grade curricular dos alunos. Os professores ministrarão as aulas ao vivo e, também, disponibilizarão atividades avaliativas.

“Este momento de pandemia e de isolamento social é uma vivência diferente. Todos nós temos que nos adaptar. A UniFTC, para dar continuidade ao calendário acadêmico e visando não deixar os alunos ociosos em casa neste período, adaptou a forma de ensino para ambiente virtual, através da plataforma Blackboard. Eu tenho orgulho deste projeto que foi montado em uma semana, mas parece que foi planejado durante 1 ano. O aprendizado e os desafios serão para todos nós, mas  o importante é não parar de movimentar conhecimento”, falou a professora e coordenadora do curso de Nutrição, Sibery dos Anjos.

A aluna de Nutrição da faculdade UniFTC de Juazeiro, Maria das Graças Oliveira do Nascimento, parabenizou o empenho da UniFTC e dos professores. “Sem dúvida, o momento agora é de adaptação às novas situações que surgirão. Gostei muito das aulas e acredito que todos vão se adequar. Vamos enfrentar momentos difíceis, mas juntos venceremos”, comentou.

Portaria MEC

As aulas online foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria (COLOCAR LINK AQUI http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376) divulgada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17, como uma das ações para ajudar na contenção e disseminação da pandemia Covid-19 (Coronavírus), uma vez que diversos decretos foram emitidos exigindo o isolamento social e a suspensão de aulas em escolas públicas e privadas por até 30 dias.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar