NotíciasPolítica

Reprovação de Bolsonaro sobe pela 2ª vez; só 34% dos brasileiros aprovam governo

Avaliação positiva do presidente no Ibope caiu 15 pontos em relação a janeiro e é inferior às de FHC, Lula e Dilma no mesmo período do 1º mandato

 

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro caiu pelo segundo mês seguido, de acordo com a pesquisa Ibope. O levantamento feito entre os dias 16 e 19 de março, após uma semana recheada de polêmicas e a visita aos Estados Unidos , aponta que 34% da população avaliam o presidente como “ótimo” ou “bom”.

A mesma parcela (34%) considera a gestão como regular e praticamente um quarto (24%) como ruim ou péssima. Aqueles que não sabem ou não respondem à pergunta somam 8%. Em comparação com as duas últimas  pesquisas Ibope , a  avaliação positiva do governo caiu 15 pontos percentuais enquanto avaliação ruim ou péssima aumentou 13 pontos percentuais.

O levantamento também aponta queda na aprovação da forma como Bolsonaro vem governando.  São 51% os que aprovam, ao passo que 38% desaprovam e 10% não sabem ou preferem não opinar.

Outro índice que tem caído é o de confiança no presidente Jair Bolsonaro. Quase metade (49%) da população declara confiar no presidente, contra 44% que não confiam e 6% que não sabem ou preferem não responder.

Comparando com os estudos anteriores, em janeiro a maioria (62%) afirmava confiar no presidente ante 30% que não confiavam. Em fevereiro, os percentuais eram 55% e 38%, respectivamente. Desse modo, a queda da confiança entre janeiro e março é de 13 pontos percentuais e o crescimento dos que não confiam é de 14 pontos percentuais.

A desaprovação do presidente é mais expressiva entre os que vivem na região Nordeste (49%), segmento que registra maior crescimento, dado que 25% desaprovavam a administração em janeiro, 44% em fevereiro e agora, em março, 49%, ou seja, 24 pontos percentuais entre a primeira e a terceira pesquisa. Além disso, também é alta a desaprovação nos municípios com mais de 500 mil habitantes (44%).

Considerando os resultados de pesquisas de avaliação da administração do Ibope dos últimos presidentes eleitos, realizadas também no mesmo período de governo, observa-se que a avaliação positiva de Jair Bolsonaro é inferior àquelas registradas para Fernando Henrique Cardoso (1º mandato), Lula (1º e 2º mandato) e Dilma Rousseff (1º mandato). No entanto, ela é mais expressiva do que as de Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff no início do segundo mandato.

Artigos relacionados

6 pensamentos “Reprovação de Bolsonaro sobe pela 2ª vez; só 34% dos brasileiros aprovam governo”

  1. Someone necessarily lend a hand to make significantly articles I would state. This is the first time I frequented your web page and so far? I amazed with the research you made to create this actual post amazing. Fantastic task!

  2. It is appropriate time to make a few plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I may just I wish to suggest you few interesting things or advice. Perhaps you could write next articles referring to this article. I want to read more things approximately it!

  3. Heya! I know this is kind of off-topic but I had to ask. Does operating a well-established blog like yours take a lot of work? I’m completely new to writing a blog but I do write in my diary daily. I’d like to start a blog so I will be able to share my experience and views online. Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar