Notícias

Comissão vai investigar suspeita de corrupção na Secretaria de Radiodifusão

Com o novo secretário que assumiu a secretaria de Radiodifusão, Moisés Queiroz Moreira, espera-se que os atos assinados por Vanda sejam revistos e que nenhuma portaria seja publicada, em nome das entidades que estão sendo investigadas, até que se levantem os responsáveis pelo favorecimento dessas entidades e em quais condições elas foram beneficiadas pela antiga secretária de radiodifusão.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, senador Otto Alencar (PSD-BA), garantiu que o colegiado irá investigar as denúncias de irregularidades envolvendo a advogada Vanda Juguertha Nogueira, ex-secretária de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Em nota, o senador garantiu que “serão tomadas as providências necessárias” em relação às suspeitas de corrupção e favorecimento irregular de empresas junto à secretaria de Radiodifusão . “As informações ora apresentadas serão devidamente apuradas e, diante da verificação da ocorrência de ilegalidades nos processos de autorizações para a execução de serviço de retransmissão, serão tomadas as providências necessárias ao esclarecimento dos fatos”, assegurou o presidente da CCT.

As denúncias contra a ex-secretária motivaram, no início de janeiro, o seu desligamento da pasta chefiada pelo ministro Gilberto Kassab. Vanda Jugurtha Nogueira estava à frente da secretaria desde 2016.

A advogada é suspeita de ter envolvimento em crimes de corrupção ativa e passiva, além de favorecimento e adulteração de sistema em favor de várias empresas e fundações, tais como Fundação Muller, Fundação Bartholomeu, Fundação Comendador Avelar Pereira de Alencar, Fundação de Fátima e Emmanuel Telecomunicações LTDA., segundo apontaram pessoas ligadas ao setor.

Algumas dessas fundações são investigadas pelo Ministério Público por explorar atividade comercial em vez de cumprir os objetivos sociais e educativos. À época em que a advogada assumiu o cargo, seu nome ainda foi vinculado a processos no ministério envolvendo a TV Schappo e o Sistema Alagoano de Radiodifusão. Em 2001, a Schappo, rede ligada ao ex-deputado federal João Caldas, chegou a oferecer mais de R$ 16 milhões (em valores da época) por uma concessão de TV em Jundiaí (SP).

O MCTIC confirmou o desligamento da Secretária de Radiodifusão Vanda Jugurtha Nogueira do cargo
Reprodução

O MCTIC confirmou o desligamento da Secretária de Radiodifusão Vanda Jugurtha Nogueira do cargo

Em junho de 2016, quando assumiu a Sead (Secretaria de Radiodifusão), a advogada foi bastante criticada, já que atuava em favor de diversas emissoras em processos que tramitavam na pasta. Na época, o jornal  Folha de S. Paulo  apurou que Vanda Jugurtha Nogueira já atuava “informalmente” na secretaria antes mesmo de ser nomeada, determinando análise prioritária para casos envolvendo emissoras – como a TV Globo, o SBT e a Record, entre outros veículos.

Além disso, ela aparecia como representante de emissoras de rádio e televisão em dezenas de processos internos do MCTIC. Isso porque, antes de assumir o cargo na secretaria de Radiodifusão, Vanda atuava na empresa privada “Quadrante Consultores em Radiodifusão e Telecomunicações”, em que era sócia com seu esposo – e pela qual atendia empresas de comunicação que, posteriormente, teriam sido favorecidas enquanto ocupava o cargo de secretária do Serad. Algumas fontes apontam, inclusive, que a secretária chegou a beneficiar engenheiros projetistas, passando informações privilegiadas de dentro do MCTIC.

Após a saída de Vanda, Moisés Queiroz Moreira assumiu a secretaria. Espera-se que os atos assinados por Vanda sejam revistos e que nenhuma portaria seja publicada, em nome das entidades que estão sendo investigadas, até que se levante os responsaveis pelo favorecimento dessas entidades e em quais condições elas foram beneficiadas pela antiga secretária de radiodifusão.

Artigos relacionados

1 pensou em “Comissão vai investigar suspeita de corrupção na Secretaria de Radiodifusão”

  1. This is the right site for anyone who would like to find out about this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want toHaHa). You definitely put a brand new spin on a topic that has been written about for many years. Excellent stuff, just excellent!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar