Notícias
Temer dá posse hoje a Aloysio Nunes e a Osmar Serraglio como ministros
Esta agendada para esta terça-feira (7) a cerimônia em que o presidente Michel Temer (PMDB) dará posse aos novos ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreria (PSDB-SP) e da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR).
Os dois assumem após as saídas, respectivamente, de José Serra (PSDB-SP) e de Alexandre de Moraes. Serra deixou o cargo de ministro alegando problemas de saúde e Moraes saiu do cargo de confiança de Temer para ser um dos ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando a vaga de Teori Zavascki, que morreu no início do ano.
O evento acontece às 15h30 desta terça, no Palácio do Planalto. Para a cerimônia, são esperados dezenas de convidados, inclindo familiares dos novos ministros, parlamentares e demais integrantes do primeiro escalão do governo.
O senado Aloysio Nunes foi escolhido pelo presidente para ocupar a vaga no Itamaraty na última quinta-feira (2) . Com o afastamento de Aloysio no Senado, o PMDB deverá ocupar mais uma cadeira na casa, já que o primeiro suplente do tucano é o peemedebista Airton Sandoval.
A chapa encabeçada pelo tucano foi eleita em 2010 com quase 11,2 milhões de votos. Na ocasião, a então petista Marta Suplicy (hoje no PMDB) também foi eleita, tendo sido escolhida por pouco mais de 8,3 milhões de eleitores.
Aloysio Nunes foi vice-governador de São Paulo entre 1991 e 1994, durante o mandato de Luiz Antônio Fleury Filho e ocupou diversos cargos no governo paulista, incluindo o de secretário da Casa Civil de Geraldo Alckmin (PSDB). Foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e da Justiça na gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Com a aprovação de Alexandre de Moraes no STF, o presidente peemedebista confirmou Osmar Serraglio como o novo ministro da Justiça . Serraglio é, atualmente, vice-líder do PMDB na Câmara.
Serraglio é mestre em Direito pela PUC-SP. No ano passado foi presidente da CCJ da Câmara e votou a favor do impeachment da ex-presidente petista Dilma Rousseff. Foi eleito deputado federal por cinco vezes seguidas e, nacionalmente, ficou conhecido como relator da CPI dos Correios, encerrada em 2006.
Com sua posse e o jogo de peças de Temer, Serraglio será o quinto ministro a assumir a Justiça em menos de um ano. Depois de José Eduardo Cardozo, que deixou a pasta em março de 2016, ocuparam a cadeira Wellington Lima e Silva, Eugênio Aragão e Alexandre de Moraes.
@lingua
I love it when folks come together and share opinions. Great blog, keep it up!
Wow! This blog looks exactly like my old one! It’s on a entirely different topic but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!
Simply wish to say your article is as surprising. The clearness in your post is simply spectacular and i can assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the rewarding work.
Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon every day. It will always be interesting to read content from other writers and practice a little something from their websites.
This article will help the internet viewers for building up new webpage or even a blog from start to end.