Notícias

Titulo de cidadão é dado sem pré requisitos em Petrolina…Vale tudo

Resultado de imagem para titulo de cidadao petrolinense

Os vereadores de Petrolina começaram a conceder titulo de cidadão aqueles que lhes ajudaram a se eleger. O que mais impressiona é que a honraria tem sido dada para pessoas que nada de relevante , ou quase nada, fizeram pelo município. Pessoas sem a minima condição de ter uma honraria de tamanha grandeza.

O  título de Cidadão é  entregue a uma pessoa importante, por prestar serviços que ajudem no desenvolvimento social local. No entanto o que estamos vendo em Petrolina parece pagamento pela ajuda que foi dada na eleição passada, e , como forma de agraciar seus eleitores, os vereadores  passam a conceder a honraria, sem ao menos saber o histórico de vida dos agraciados.

A concessão do título honorário de “Cidadão” de um Município pela Câmara de Vereadores, deve ser bem analisada, estudada e explicada com detalhes, não só aos pares (Vereadores), mas à sociedade local como um todo. Quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no Município, e dintinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade.

Ora, para que essa pessoa não nascido no Município seja considerada conterrânea, faz-se necessário, que essa pessoa seja ou tenha sido uma benfeitora na comunidade que lhe conferiu tal cidadania. É fundamental que se diga na Justificativa do Projeto de Resolução ou Decreto Legislativo, que se submete à apreciação dos Vereadores, o que o pretenso homenageado fez pelo povo e pela sociedade que lhe concede a cidadania, e uma delas, fundamentalmente, será ter residido no Município há alguns anos e nesse período haver prestado serviços merecedores de registro e reconhecimento do trabalho desempenhado em favor do Município ou de entidades nele existentes. O simples fato de uma pessoa prestar serviço no Município não significa prestar serviço ao Município.
Por Cauby Fernandes

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar