Notícias

Ministro nordestino que quer privatizar a Chesf não conhece sequer a história da sua região

A Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), enviou em carta aberta, um desabafo sobre as privatizações que o governo Michel Temer pretende fazer no País. A carta relata, que é um disparate a intenção de entregar o patrimônio do Estado ao capital estrangeiro. Acompanhe.

O afã de fazer a entrega do patrimônio do povo brasileiro ao capital estrangeiro tem feito os dirigentes do governo federal renegarem até a história. Prova disso, foi a declaração do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB), sobre a contribuição da Chesf para o nordeste. Talvez, o Ministro, que é nordestino, tenha faltado um pouco as aulas de história. Pior que isso, como dirigente público (mesmo em um governo ilegítimo)de uma área estratégica do país deveria saber o que essa companhia representa para a região.

Resultado de imagem para fernando filhoSe ao menos se desse ao trabalho de conhecer a região em que nasceu, o Ministro saberia que praticamente toda a atual produção de alimentos por meio da irrigação em Petrolina e Juazeiro da Bahia, se deve aos investimentos da Chesf na construção e operação do reservatório de Sobradinho. A própria Petrolina não seria o que é hoje sem os investimentos da companhia e a operação de Sobradinho.

Um pouco de conhecimento técnico da própria pasta daria noção ao Ministro que a Chesf  monitora a qualidade da água que garante o consumo humano, animal e produção de alimentos saudáveis a partir de Sobradinho. Saberia que aempresa implantou novas cidades com toda uma moderna infraestrutura, inclusive de saneamento básico, e vários perímetros irrigados quando da construção da Usina de Itaparica, e no passado de Sobradinho (Remanso, Casa Nova, Sento Sé, etc.)

Foi, também, a Chesf, que o Ministro quer vender,responsável pela preservação das margens do Rio São Francisco, plantando mais de um milhão de mudas de árvores, a partir da sua sementeira construída em Paulo Afonso. Essa mesma Companhia, ajudou no desenvolvimento do turismo em Canidé do São Francisco, segundo polo turístico do estado de Sergipe. Mesma situação do município de Piranhas, em Alagoas, responsável pela grande geração de emprego e renda na região.

Nos permita, Ministro, informá-lo que a Chesf é a empresa do Setor Elétrico quemais paga compensação financeira no Brasil pelo uso da água aos municípios eaos  estados onde se localizam suas usinas, a maioria delas no São Francisco. De 2001 até 2017 foram mais de R$ 3 bi (três bilhões de reais) apenas na bacia do Rio São Francisco.

Para não cometermos o mesmo erro do Ministro, lembramos que as cidades de Paulo Afonso e Sobradinho não existiam antes da Chesf. Foram construídas e se desenvolveram às margens do São Francisco a partir dos investimentos dela na construção de suas usinas, e hoje têm vida própria.A Universidade do Vale do São Francisco hoje funciona em Paulo Afonso em prédios cedidos pela Chesf, com cursos de medicina e engenharia. Sua sede será construída em terreno doado pela companhia.

E mais, o Hospital da Chesf em Paulo Afonso, mantido pela companhia nesses 69 anos de existência, atende a população de mais de vinte e dois municípios, num total de 700.000 habitantes, numa média de nove mil consultas por mês.

Se falarmos em dinheiro, já que o senhor a considera falida, talvez tenha faltado também as aulas de matemática.A Chesf apresentou um lucro  de 3,9 bilhões de reais em 2016. E de janeiro a junho deste ano de 2017, apresentou um lucro de 370 milhões de reais, segundo suas demonstrações financeiras oficiais.

Portanto, dizer que esta Companhia nunca contribuiu para o nordeste e para o Brasil é uma blasfêmia. Também, não poderíamos esperar outra coisa de quem renega as origens e tenta entregar as riquezas de uma nação ao capital estrangeiro.

Atenciosamente,

Direção da FRUNE – Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste

@língua

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar