GeralNotícias

Vídeo: Pastora cai ‘morta’ e só ‘ressuscita’ quando fiéis pagam dízimo

Nos comentários do vídeo, que tem cerca de 1 milhão de visualizações, alguns usuários classificaram a atitude da pastora como charlatanismo (exploração da crença das pessoas).

Na terça-feira (18), viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma pastora caída no chão desacordada. Uma outra religiosa pede aos fiéis que joguem dinheiro sobre o corpo dela, para assim “ressuscitar”.

O caso ocorreu em novembro de 2018, em Luanda, Angola. As informações são do Isso é notícia. No vídeo, divulgado pelo perfil Flávio Costa, é possível ver a pastora caída no chão e os fiéis jogando dinheiro em cima do seu corpo. Na sequência, a mulher “acorda” e mexe a cabeça.

 

Nos comentários do vídeo, que tem cerca de 1 milhão de visualizações, alguns usuários classificaram a atitude da pastora como charlatanismo (exploração da crença das pessoas).

Vejam as respostas dos leitores

Fanatismo (do francês “fanatisme“) é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:

1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos variados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto a um determinado “sistema”
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.

De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo unilateral, rígida, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

IstoÉ

Tags

Artigos relacionados

1 pensou em “Vídeo: Pastora cai ‘morta’ e só ‘ressuscita’ quando fiéis pagam dízimo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar